Histórias de Resistência: Analisando Olhos D'água

Desenvolvida por: Yasmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise crítica e literária da obra 'Olhos D'água' de Conceição Evaristo

Esta atividade propõe uma análise crítica do livro 'Olhos D'água' da autora Conceição Evaristo, através de uma roda de debate. Pretende-se explorar a resistência e a representação das mulheres negras na literatura. Os alunos serão encorajados a aplicar ferramentas de crítica literária para examinar a estrutura, estilo e aspectos discursivos do texto. A atividade também busca contextualizar a obra em seu momento histórico e relacioná-la com o presente, promovendo diálogos sobre a resistência cultural e social retratada na obra.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade dos alunos para realizar análises críticas de textos literários, com foco nas ferramentas de crítica literária. Os estudantes serão estimulados a entender e discutir o contexto social e histórico de obras significativas e sua relação com questões contemporâneas. A atividade visa, ainda, encorajar o pensamento crítico e a exposição de ideias em debates, aprimorando a capacidade analítica e de argumentação dos alunos.

  • Desenvolver a análise crítica de textos literários.
  • Compreender o contexto sócio-histórico de obras literárias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
  • EM13LP52: Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.

Conteúdo Programático

A obra 'Olhos D'água' servirá como texto base para a análise da representação da resistência negra feminina na literatura contemporânea. Os alunos explorarão as técnicas de composição da obra, identificando características do estilo e as construções discursivas inseridas por Conceição Evaristo. A investigação literária será complementada com reflexões sobre as visões de mundo expostas no texto.

  • A estrutura narrativa de 'Olhos D'água'.
  • Elementos de estilo e discurso no texto.
  • Contextualização sócio-histórica e literária.

Metodologia

Serão utilizadas metodologias participativas e dialógicas que incentivam o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. A roda de debate é a principal estratégia, possibilitando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Ferramentas de crítica literária serão aplicadas, promovendo o estudo aprofundado do texto e a contextualização histórica e cultural da obra.

  • Promoção de roda de debate entre os alunos.
  • Utilização de ferramentas de crítica literária.
  • Discussão coletiva sobre o contexto da obra.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 1,2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao texto e a organização da roda de debate, seguida pela leitura prévia e discussão inicial. Na segunda parte, os alunos conduzirão o debate literário, focando na análise crítica da obra e suas conexões sócio-históricas.

  • Aula 1: Introdução e leitura do texto.
  • Aula 2: Realização da roda de debate e análise.

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio de sua participação na roda de debate, considerando-se a compreensão do texto e a habilidade em relacioná-lo com contextos contemporâneos. Critérios como clareza na argumentação, uso de evidências textuais e pertinência das análises serão fundamentais. Um exemplo é a apresentação de argumentos bem estruturados que demonstrem o entendimento crítico da resistência representada na obra.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários recursos como o livro 'Olhos D'água', cópias dos textos para análise, equipamentos audiovisuais para possíveis apresentações e acesso a materiais suplementares que aprofundem a discussão sobre o tema abordado.

  • Livro 'Olhos D'água' de Conceição Evaristo.
  • Cópias de trechos para discussão.
  • Equipamentos audiovisuais.
  • Materiais suplementares sobre o contexto histórico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo