Descobrindo o Corpo com Desenhos!

Desenvolvida por: Sulami… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Corpo Humano

A atividade 'Descobrindo o Corpo com Desenhos!' tem como objetivo principal despertar nas crianças a curiosidade e o conhecimento sobre as partes do corpo humano de forma participativa e divertida. Através de uma experiência prática, busca-se que os alunos consigam identificar e nomear as principais partes do corpo, enquanto desenvolvem seu entendimento sobre suas funções básicas. Ao iniciar com materiais de apoio em casa, como vídeos e informações simples, busca-se preparar o aluno para atividades mais interativas no ambiente escolar. A proposta de desenhar o contorno do próprio corpo em papel kraft e nomear cada parte, seguida de discussões em pequenos grupos, visa promover não apenas um aprendizado cognitivo, mas também social, ao compartilhar e refletir coletivamente suas descobertas e percepções.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade destinam-se ao desenvolvimento do conhecimento das crianças sobre o corpo humano de maneira prática e lúdica. É crucial que os alunos identifiquem as partes principais do corpo, associando-as a suas funções, para formar uma base sólida de entendimento de biologia, contribuindo para a compreensão do próprio corpo e para a promoção de hábitos saudáveis. As discussões em grupo são fundamentais para incentivar a troca de ideias e o respeito à diversidade entre os colegas, ampliando o reconhecimento das diferenças individuais e promovendo o valor do respeito.

  • Identificar e nomear as partes do corpo humano.
  • Descrever as funções básicas de cada parte do corpo.
  • Promover discussões sobre a diversidade e importância das características físicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
  • EF01CI03: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
  • EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Conteúdo Programático

A abordagem do conteúdo programático para esta atividade foca principalmente na apresentação dos conceitos básicos sobre o corpo humano, enfatizando não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática e funcional desse conhecimento. Através do desenho e identificação das partes do corpo, assim como discussão sobre suas funções, os alunos poderão internalizar e reter de forma mais efetiva o que foi aprendido. A valorização do respeito às diferenças entre os colegas promoverá, além do conhecimento em ciências, habilidades sociais importantes para o desenvolvimento infantil.

  • Nomeação das partes do corpo humano.
  • Funções das partes do corpo.
  • Diversidade e respeito às diferenças físicas.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade aposta no aprendizado ativo e participativo, estimulando os alunos a explorarem e a interagirem com o conhecimento de forma prática. Inicialmente, os materiais de casa introduzem teoricamente o conteúdo através de vídeos e recursos visuais, preparando os alunos para a atividade presencial. Na sala de aula, o emprego de desenhos a partir do contorno do corpo físico do aluno serve para consolidar os conceitos, enquanto as discussões em grupos pequenos facilitam a troca de informações e o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais.

  • Material de apoio visual em casa.
  • Desenho e nomeação das partes do corpo em papel kraft.
  • Discussão em pequenos grupos sobre as funções corporais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é organizado para garantir que todas as etapas do aprendizado sejam abordadas eficazmente em um limite de tempo de duas horas. Dessa forma, o primeiro encontro focará no estabelecimento do entendimento teórico prévio e no início da atividade prática com o desenho. No segundo momento, a ênfase será na discussão colaborativa e na reflexão conjunta dos resultados, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução teórica e início dos desenhos dos contornos dos corpos.
  • Aula 2: Nomeação e discussão em grupos das partes do corpo e suas funções.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e baseada na observação do envolvimento dos alunos durante as etapas propostas. Critérios como a capacidade de identificar e nomear corretamente as partes do corpo, a participação ativa nas discussões e a capacidade de respeitar e entender a diversidade dos colegas serão considerados. Exemplos de avaliação incluem a análise dos desenhos para verificar se as partes do corpo foram corretamente identificadas e nomeadas, e a observação de como os alunos colaboram e respeitam perspectivas diferentes ao discutir em grupo. Além disso, breves perguntas orais feitas pelo professor durante a atividade podem ajudar a avaliar a compreensão individual dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são especialmente adequados para facilitar o aprendizado experimental e participativo, incluindo ferramentas que incentivam a criatividade das crianças e o compartilhamento de experiências. Os materiais previstos, como papel kraft para o desenho do corpo e cartõezinhos para nomeação das partes, apoiam a execução prática das tarefas, enquanto os vídeos e recursos de casa fornecem a base teórica necessária para um entendimento inicial.

  • Papel kraft.
  • Cartõezinhos com nomes das partes do corpo.
  • Vídeos informativos sobre o corpo humano.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo