Oficina de Sustentabilidade Narrativa

Desenvolvida por: Jackel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção textual focada em problemas ambientais e sustentabilidade

Nesta oficina, os alunos irão trabalhar em grupos para elaborar narrativas curtas que abordem problemas ambientais e suas respectivas soluções. A atividade visa fomentar a reflexão sobre as causas e efeitos de questões ambientais, bem como estimular a criatividade na busca por soluções. Os estudantes devem integrar elementos coesivos para garantir que suas narrativas sejam lógicas e envolventes, promovendo clareza e consistência na composição. Com foco na sustentabilidade, os alunos também serão incentivados a analisar o estilo composicional e estrutural do texto, aprimorando suas habilidades de escrita e ampliando a compreensão crítica sobre temas de relevância global.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é capacitar os alunos a desenvolverem narrativas coerentes e consistentes que abordam questões ambientais, utilizando elementos de coesão e coerência textual. Promove-se a análise crítica sobre problemas ambientais e a identificação de soluções sustentáveis, focando na clareza comunicativa e no uso adequado dos recursos linguísticos. A atividade visa também o aprimoramento das competências de leitura crítica e de produção textual, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e preparados para interagir com os desafios do mundo contemporâneo.

  • Capacitar os alunos a produzirem narrativas coesas sobre problemas ambientais.
  • Incentivar a análise crítica sobre causas, efeitos e soluções ambientais.
  • Promover o uso adequado de elementos coesivos e recursos linguísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático fomenta a compreensão das estruturas narrativas e a aplicação prática de elementos de coesão textual para abordar temas de sustentabilidade. Em um panorama que combina prática com teoria, espera-se que os alunos vinculem efetivamente cada parte do texto ao seu contexto ambiental, promovendo uma narrativa completa e envolvente. A atenção ao estilo composicional é fundamental para que os alunos expressem claramente os problemas ambientais e elaborem soluções viáveis, contribuindo para seu repertório linguístico.

  • Estruturas de narrativas curtas.
  • Elementos coesivos e de coerência textual.
  • Análise crítica de textos com temáticas ambientais.

Metodologia

A metodologia propõe um aprendizado colaborativo e prático, combinando discussão em grupo e produção escrita. Inicialmente, os alunos recebem orientações teóricas sobre elementos coesivos e técnicas narrativas, seguidas de exercícios práticos para aplicação desses conceitos. Em grupos, os alunos criarão suas narrativas, facilitando a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções conjuntas para os problemas ambientais abordados. Esta abordagem estimula não apenas o desenvolvimento de competências linguísticas, mas também a colaboração e o pensamento crítico.

  • Discussão em grupo sobre problemas ambientais.
  • Exercícios práticos para aplicação de conceitos.
  • Produção colaborativa de narrativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é projetado para oferecer um equilíbrio entre teoria e prática durante as duas horas de aula. Durante a primeira aula, o foco será na introdução teórica e no planejamento das narrativas. Na segunda aula, os alunos dedicarão tempo à produção e ao refinamento das suas narrativas, incorporando feedback dos colegas e do professor para aprimorar suas posições e soluções.

  • Primeira aula: Introdução teórica e planejamento das narrativas.
  • Segunda aula: Produção e refinamento das narrativas.

Avaliação

A avaliação considerará o envolvimento dos alunos no processo colaborativo e a qualidade final da narrativa. Os critérios de avaliação incluirão a clareza e coerência do texto, o uso apropriado de elementos coesivos, a capacidade de integrar causas e soluções no tema ambiental, e a originalidade das propostas apresentadas. Exemplos de fatores específicos incluem o uso eficaz de conectores, a estruturação lógica do problema e da solução, e a profundidade da análise crítica. Além disso, o professor poderá avaliar a contribuição individual de cada aluno no trabalho em grupo, mediante autoavaliação e observação direta.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários incluem acesso a textos de referência sobre problemas ambientais e exemplos de narrativas, proporcionando uma base sólida para que os alunos compreendam melhor as expectativas do gênero textual. Além disso, utilização de papel, canetas e recursos tecnológicos como computadores ou tablets, se disponíveis, facilitarão a organização dos processos de escrita e revisão.

  • Textos de referência sobre temas ambientais.
  • Exemplos de narrativas curtas.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Recursos tecnológicos (computadores ou tablets).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo