Caça ao Livro Encantado

Desenvolvida por: Angela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura coletiva e interpretação

A atividade 'Caça ao Livro Encantado' é uma emocionante e interativa experiência de aprendizado, onde os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participam de uma caça ao tesouro pelos corredores e sala de aula. Eles buscarão pistas escondidas que formam um texto adaptado de um livro infantil. Esta atividade visa incentivar a leitura coletiva, a interpretação textual e o trabalho em equipe, promovendo também a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Após reunirem todas as pistas e formarem o texto completo, os alunos deverão ler a história em voz alta e, em seguida, discutir em grupo suas interpretações e sentimentos que surgiram durante a leitura. Isso não só reforça as habilidades de leitura, mas também estimula a socialização e a capacidade de comunicação verbal entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar textos de forma coletiva, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa. A atividade é desenhada para estimular tanto o prazer pela leitura como a curiosidade, com foco no desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

  • Incentivar a leitura coletiva.
  • Fomentar a interpretação e compreensão textual.
  • Desenvolver o trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP13: Ler e/ou escutar, compreeender e interpretar, com ajuda do professor, relatos de experiências, registros de observações e próprias produções ou de colegas, sobre lugares, fenômenos da natureza, semelhanças e diferenças entre espécies de plantas ou animais, entre outros assuntos do interesse dos alunos.
  • EF02LP14: Relatar experiências, eventos e informações (ouvidos, lidos ou assistidos), observando a sequência dos acontecimentos e os prováveis efeitos de diferentes tipos de causas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para proporcionar uma experiência educativa engajante, utilizando elementos lúdicos para facilitar a assimilação dos conceitos apresentados. Através da coleta de pistas e consequente montagem do texto, os alunos terão a oportunidade de aplicar habilidades de compreensão e análise de forma prática e divertida, reforçando o aprendizado de maneira significativa.

  • Compreensão de textos infantis.
  • Interpretação e discussão em grupo.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Desenvolvimento da oralidade e expressão verbal.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada no aprendizado ativo, envolvendo os alunos em uma dinâmica de investigação e descoberta. As pistas são distribuídas estrategicamente para promover o engajamento dos alunos, estimulando-os a trabalhar em conjunto para resolver o enigma proposto. Ao unirem as pistas e formarem o texto final, os alunos terão a oportunidade de exercer suas habilidades de leitura e interpretação de maneira prática, colaborativa e significativa.

  • Aprendizado ativo e participativo.
  • Dinâmica de caça ao tesouro.
  • Trabalho em equipe.
  • Discussão e análise coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser conciso e eficaz, com uma carga horária de 2 horas distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Esta estrutura visa maximizar a atenção e o envolvimento dos alunos, garantindo que cada etapa da atividade seja realizada de forma organizada e proveitosa.

  • Aula 1: Introdução à atividade, explicação das regras, início da caça ao tesouro e coleta das pistas.
  • Aula 2: Montagem do texto com as pistas recolhidas, leitura coletiva, discussão em grupo e reflexão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será contínua e processual, focando principalmente no engajamento e na participação ativa durante a caça ao tesouro, bem como na qualidade das interpretações e discussões em grupo. Os critérios de avaliação incluem: a capacidade de colaborar efetivamente com os colegas; a habilidade de compartilhar ideias e interpretações de maneira clara e respeitosa; e o nível de entusiasmo e iniciativa demonstrado na busca pelas pistas. Por exemplo, um aluno que contribui ativamente para encontrar pistas e participa das discussões demonstrando compreensão e criatividade será avaliado positivamente. A observação direta pelo professor durante todas as etapas da atividade permitirá obter uma visão clara das habilidades desenvolvidas por cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são selecionados de modo a criar um ambiente envolvente e seguro para os alunos. Materiais simples e acessíveis são utilizados para garantir que todos os alunos possam participar de igual forma e que o foco principal permaneça na experiência de aprendizado e trabalho em equipe.

  • Cópias do texto adaptado do livro infantil, divididas em partes.
  • Cartões ou papéis com pistas a serem distribuídas pela escola.
  • Materiais de papelaria (canetas, lápis, etc.).
  • Espaço físico seguro para a caça ao tesouro (corredores e sala de aula).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo