Reescrevendo Clássicos

Desenvolvida por: Cacild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
Temática: Adaptação de Textos Clássicos

A atividade proposta, intitulada 'Reescrevendo Clássicos', visa a interpretação e recriação de trechos de obras clássicas da literatura brasileira pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os alunos serão organizados em grupos e receberão trechos selecionados para então reescrevê-los adaptando a linguagem e o contexto para os dias atuais. Durante a reescrita, os estudantes serão encorajados a pensar criticamente sobre as variáveis linguísticas e culturais que se alteraram com o tempo. Cada grupo apresentará seu texto reescrito ao restante da turma, destacando as mudanças feitas e explicando os motivos dessas alterações. A atividade tem como propósito central incentivar a criatividade e a aproximação dos jovens com a literatura clássica, o desenvolvimento das competências textuais e a promoção do trabalho colaborativo. Este exercício também proporciona discussões enriquecedoras sobre o papel da língua na construção de sentido e identidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da habilidade de interpretação e recriação textual, foco especialmente importante para a compreensão de diferentes contextos históricos e culturais. A atividade propicia a reflexão sobre como a linguagem pode ser adaptada para diferentes públicos e momentos históricos, fortalecendo a capacidade crítica dos estudantes. Ao estimular a criatividade no processo de adaptação de obras clássicas para contextos contemporâneos, busca-se aproximar os alunos da literatura de uma maneira que seja significativa e engajadora.

  • Incentivar a interpretação crítica de textos literários.
  • Desenvolver a habilidade de recriação textual.
  • Promover a consciência sobre a evolução linguística e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP45: Analisar e discutir, em grupos ou individualmente, propostas de atualização ou transposição de gêneros tradicionais da literatura, com especial atenção ao impacto das mudanças no sentido, na forma e no estilo.
  • EM13LP41: Identificar e discutir, em grupos ou individualmente, a função social e a produção de sentido dos textos literários de diferentes gêneros e épocas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a análise e compreensão de diferentes estilos literários, a identificação das mudanças linguísticas ao longo do tempo e a adaptação desses elementos para a contemporaneidade. Os alunos terão a oportunidade de explorar diversas características textuais, como estilo, elementos figurativos e estrutura narrativa, aumentando seu repertório literário e a compreensão crítica sobre gênero e época.

  • Estudo de trechos de obras clássicas brasileiras.
  • Análise de mudanças linguísticas.
  • Processo de adaptação textual.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é dividida em etapas que incluem leitura, discussão em grupo, reescrita colaborativa e apresentação oral. Esta abordagem permite não só a decomposição dos textos clássicos para uma leitura atenta, mas também a síntese e recriação que são fundamentais para a aprendizagem ativa. Ao promover a discussão em grupo, fomenta-se a troca de ideias e a capacidade de argumentação lógica e linguística.

  • Divisão dos alunos em grupos de trabalho.
  • Leitura e análise de trechos literários.
  • Reescrita colaborativa de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em sessões de 50 minutos, desenhadas para abordar de forma dinâmica e eficiente cada etapa da atividade. A primeira aula é dedicada à introdução da atividade e formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos focam na leitura e análise dos trechos literários. Na terceira aula, ocorre a reescrita e na quarta, as apresentações das adaptações. Essa estrutura garante que os alunos tenham tempo suficiente para refletir e trabalhar colaborativamente em suas adaptações.

  • Aula 1: Introdução e organização dos grupos.
  • Aula 2: Leitura e análise dos trechos.
  • Aula 3: Reescrita dos textos.
  • Aula 4: Apresentações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em três critérios principais: participação e colaboração no grupo, criatividade e pertinência da adaptação, e clareza e completude na apresentação. Por exemplo, um grupo que demonstre excelente colaboração poderá ser avaliado pela equidade no debate de ideias e divisão de tarefas. A criatividade será medida pela originalidade das adaptações e sua adequação à contemporaneidade, considerando o quanto conseguiram preservar e atualizar as ideias centrais do texto clássico. A apresentação será avaliada pela coerência, clareza de comunicação e capacidade de justificar as escolhas feitas durante a reescrita.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade abrangem tanto materiais textuais quanto tecnológicos, para facilitar o processo de leitura, discussão e apresentação. A utilização de obras clássicas em formatos físicos e digitais permite um acesso inclusivo ao material estudado, enquanto as ferramentas digitais promovem um ambiente colaborativo e interativo para elaboração e apresentação dos trabalhos.

  • Cópias dos trechos das obras clássicas.
  • Computadores ou tablets para pesquisas.
  • Projetor para apresentações dos grupos.

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