A atividade 'Jornal da Turma' visa integrar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em um projeto de produção textual colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por uma seção específica do jornal, como notícias, esportes, entretenimento ou opinião. A partir disso, os estudantes planejarão, escreverão, revisarão e editarão seus textos com a supervisão do professor. Além disso, ilustrarão suas seções e comporão uma edição final que poderá ser impressa ou digital. O objetivo é desenvolver habilidades de escrita, revisão, colaboração, pesquisa e criatividade, promovendo uma aprendizagem prática centrada na comunicação.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento de habilidades essenciais de comunicação escrita. Os alunos aprenderão a planejar e estruturar textos considerando o público e a finalidade. Além disso, o trabalho colaborativo fomentará o desenvolvimento de competências sociais e a habilidade de revisão crítica de textos. Os alunos também experimentarão o processo de edição e apresentação gráfica do material, agregando valor visual ao produto final.
O conteúdo programático desta atividade abrange a prática de planejamento, escrita, revisão e edição de textos. Os alunos vão aprender e aplicar técnicas de pesquisa e coleta de informações, explorando fontes digitais e impressas. Além disso, desenvolverão habilidades na crítica e revisão colaborativa de produções escritas e na criação de elementos visuais que complementem o texto.
Os métodos selecionados para esta atividade visam integrar os alunos em um processo de aprendizagem ativa e colaborativa. Será utilizada uma abordagem baseada em projetos, onde cada grupo trabalhará de forma autônoma com orientações do professor. O uso de tecnologias será incentivado para pesquisa e produção, enquanto momentos de discussão e feedback serão proporcionados para troca de ideias e aprimoramento dos textos.
O cronograma desta atividade está delimitado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos planejarão suas seções do jornal, realizarão pesquisas e iniciarão a redação. A segunda aula será dedicada à revisão, edição, ilustração e montagem da edição final do jornal da turma.
A avaliação dos alunos será contínua e baseada em critérios específicos. Primeiramente, o planejamento e a estruturação do texto serão avaliados pela clareza e coerência. A pesquisa e a organização das informações terão peso na capacidade de selecionar dados relevantes. Durante a revisão e edição, será considerado o empenho em melhorar o texto por meio de ajustes e correções. A criatividade e a originalidade na ilustração serão valorizadas na apresentação final. Exemplos específicos de avaliação incluem feedbacks escritos do professor nos rascunhos e autoavaliação dos alunos sobre seu papel na equipe.
Para a realização da atividade, uma série de recursos e materiais serão necessários para facilitar o processo colaborativo e criativo dos alunos. Os alunos precisarão de acesso a dispositivos digitais para pesquisa e edição, além de materiais de artesanato para a ilustração do jornal. Esses recursos garantirão diversidade nas formas de expressão e na qualidade visual da produção final.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula