Jornal da Turma

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual Colaborativa

A atividade 'Jornal da Turma' visa integrar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em um projeto de produção textual colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por uma seção específica do jornal, como notícias, esportes, entretenimento ou opinião. A partir disso, os estudantes planejarão, escreverão, revisarão e editarão seus textos com a supervisão do professor. Além disso, ilustrarão suas seções e comporão uma edição final que poderá ser impressa ou digital. O objetivo é desenvolver habilidades de escrita, revisão, colaboração, pesquisa e criatividade, promovendo uma aprendizagem prática centrada na comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento de habilidades essenciais de comunicação escrita. Os alunos aprenderão a planejar e estruturar textos considerando o público e a finalidade. Além disso, o trabalho colaborativo fomentará o desenvolvimento de competências sociais e a habilidade de revisão crítica de textos. Os alunos também experimentarão o processo de edição e apresentação gráfica do material, agregando valor visual ao produto final.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e estruturação de textos.
  • Incentivar a colaboração e a revisão crítica em grupo.
  • Ensinar os estudantes a pesquisar e coletar informações relevantes.
  • Promover a criatividade na ilustração e edição final do jornal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a prática de planejamento, escrita, revisão e edição de textos. Os alunos vão aprender e aplicar técnicas de pesquisa e coleta de informações, explorando fontes digitais e impressas. Além disso, desenvolverão habilidades na crítica e revisão colaborativa de produções escritas e na criação de elementos visuais que complementem o texto.

  • Planejamento e estruturação de textos.
  • Pesquisa de informações em meios digitais e impressos.
  • Revisão e correção colaborativa de textos.
  • Edição e ilustração de conteúdos.

Metodologia

Os métodos selecionados para esta atividade visam integrar os alunos em um processo de aprendizagem ativa e colaborativa. Será utilizada uma abordagem baseada em projetos, onde cada grupo trabalhará de forma autônoma com orientações do professor. O uso de tecnologias será incentivado para pesquisa e produção, enquanto momentos de discussão e feedback serão proporcionados para troca de ideias e aprimoramento dos textos.

  • Trabalho em grupo orientado por projetos.
  • Uso de tecnologias digitais na pesquisa e produção.
  • Discussão e feedback coletivo dos textos produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está delimitado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos planejarão suas seções do jornal, realizarão pesquisas e iniciarão a redação. A segunda aula será dedicada à revisão, edição, ilustração e montagem da edição final do jornal da turma.

  • Aula 1: Planejamento, pesquisa e início da redação.
  • Aula 2: Revisão, edição, ilustração e montagem da edição final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e baseada em critérios específicos. Primeiramente, o planejamento e a estruturação do texto serão avaliados pela clareza e coerência. A pesquisa e a organização das informações terão peso na capacidade de selecionar dados relevantes. Durante a revisão e edição, será considerado o empenho em melhorar o texto por meio de ajustes e correções. A criatividade e a originalidade na ilustração serão valorizadas na apresentação final. Exemplos específicos de avaliação incluem feedbacks escritos do professor nos rascunhos e autoavaliação dos alunos sobre seu papel na equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, uma série de recursos e materiais serão necessários para facilitar o processo colaborativo e criativo dos alunos. Os alunos precisarão de acesso a dispositivos digitais para pesquisa e edição, além de materiais de artesanato para a ilustração do jornal. Esses recursos garantirão diversidade nas formas de expressão e na qualidade visual da produção final.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software de edição de texto e imagem.
  • Materiais de papelaria para ilustração (lápis de cor, canetas, papel).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo