Criando Anúncios Divertidos

Desenvolvida por: Alba B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Publicidade Infantil

Nesta atividade, intitulada 'Criando Anúncios Divertidos', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar o mundo da publicidade. Eles terão a oportunidade de criar seus próprios anúncios voltados para o público infantil. Ao longo da aula, os alunos aprenderão sobre a estrutura dos anúncios, com ênfase na importância de imagens atraentes e do uso de palavras persuasivas. Divididos em grupos, os estudantes escolherão um produto fictício, desenharão imagens associadas a ele e criarão slogans criativos. Esta atividade visa simular um processo real de criação, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos. Além disso, visa desenvolver habilidades linguísticas e artísticas através de uma abordagem prática e lúdica. A aula começa com uma introdução às características principais dos anúncios, seguida por uma análise de exemplos reais, e culmina na fase de criação, onde cada grupo irá apresentar sua proposta publicitária para a turma. Este método oferece um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, permitindo que os alunos aprendam de forma colaborativa e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula focam em desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e criar anúncios publicitários destinados ao público infantil. Além de estimular a criatividade, a atividade busca aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo e a capacidade de expressar ideias de forma clara e envolvente.

  • Entender a estrutura básica dos anúncios publicitários.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP16: Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange diferentes aspectos da publicidade e como eles se relacionam com o público infantil. Os alunos irão explorar as características visuais e textuais dos anúncios, com foco na criação de slogans e na associação de imagens ao produto escolhido. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam um senso crítico e uma compreensão mais aprofundada sobre as estratégias de comunicação na mídia.

  • Elementos visuais e textuais de anúncios publicitários.
  • Criação de slogans criativos.
  • Relação entre imagem e texto na comunicação publicitária.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade baseia-se na aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos, incentivando a cooperação e a troca de ideias. A abordagem se inicia com a análise de exemplos reais de anúncios, mediante uma breve discussão sobre seus elementos principais, seguida da fase de criação, onde cada grupo trabalhará na concepção do seu próprio anúncio.

  • Trabalho em grupo para desenvolvimento colaborativo.
  • Análise de exemplos reais de anúncios.
  • Criação prática de anúncios fictícios.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos. No primeiro encontro, será feita a introdução ao tema e a formação dos grupos para análise dos anúncios. Na segunda aula, os alunos irão se concentrar na criação de seus próprios anúncios, culminando com a apresentação para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema e análise de anúncios.
  • Aula 2: Criação e apresentação dos anúncios criados pelos alunos.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será formativa, baseada na observação do envolvimento e do desempenho ao longo do processo criativo e colaborativo. Os critérios incluem a capacidade de trabalhar em equipe, a originalidade e a eficácia dos slogans, bem como a coerência entre as imagens escolhidas e o produto. Exemplos de avaliações podem incluir a análise de como cada grupo aplicou o conhecimento discutido na criação dos anúncios e a aplicação dos conceitos de publicidade em suas produções.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que facilitem a criação artística e a exposição das ideias dos alunos. Esses materiais devem ser acessíveis e estimular a participação ativa de todos os alunos. A escolha dos recursos visa apoiar a expressão criativa e visual dos alunos, possibilitando um ambiente de aprendizagem rico e interativo.

  • Papel e materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas).
  • Exemplos de anúncios impressos ou digitais.
  • Quadro branco e marcadores para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo