Teatro das Fábulas

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão e Interpretação Teatral

Na atividade 'Teatro das Fábulas', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e dramatizar fábulas conhecidas. O propósito é incentivar a compreensão dos textos, desenvolver habilidades de leitura em voz alta e promover a interpretação criativa. Durante a atividade, o professor apresentará diversas fábulas curtas, e os alunos, em grupos, escolherão uma para encenar. A atividade começa com a leitura coletiva, objetivando a compreensão dos personagens e do enredo. Em seguida, os estudantes terão tempo para ensaiar e preparar suas performances, utilizando habilidades de expressão corporal e vocal. Ao final, cada grupo apresentará sua dramatização para a turma. Haverá um espaço de discussão após as apresentações, onde os alunos poderão refletir sobre as lições morais das histórias, promovendo uma maior interiorização do conteúdo e do aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central da atividade é desenvolver nos alunos habilidades de interpretação, expressão oral e corporal, além de fortalecer a compreensão dos textos lidos. A atividade busca integrar diferentes aspectos da linguagem, tais como ouvir, falar e criar, encorajando a interação entre os estudantes e despertando o gosto pela leitura e pela encenação de histórias. Ao explorar as fábulas, os alunos também são incentivados a refletir sobre valores e lições de moral presentes nos textos, promovendo um aprendizado significativo e integrador.

  • Incentivar a leitura e a compreensão de textos narrativos.
  • Desenvolver habilidades de expressão vocal e corporal.
  • Promover o trabalho colaborativo e a interação entre alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP20: Reconhecer diferentes gêneros textuais e suas funções.
  • EF01LP18: Dramatizar histórias conhecidas, utilizando a fala e a expressão corporal.
  • EF01LP21: Expressar opiniões e sentimentos em situações comunicativas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a exploração de narrativas clássicas, permitindo que os alunos entrem em contato com valores culturais e sociais transmitidos por meio das fábulas. As habilidades de interpretação e expressão são trabalhadas durante o processo, enfatizando a importância da comunicação verbal e não verbal. Além disso, o conteúdo abrange a capacidade de trabalhar em grupo e valorizar o desempenho coletivo, preparando os alunos para vivências sociais mais amplas.

  • Leitura de fábulas.
  • Dramatização e interpretação de textos.
  • Discussão sobre as lições morais das histórias.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Teatro das Fábulas' é prática e interativa, promovendo o aprendizado através do fazer teatral. Os alunos são ativos em seu processo de aprendizagem, desde a escolha da fábula até a apresentação final. A prática da leitura colegiada das histórias visa a assegurar a compreensão textual, e os ensaios proporcionam um momento de criatividade e expressão pessoal. As discussões finais permitem uma reflexão crítica sobre os temas apresentados nas fábulas.

  • Leitura coletiva das fábulas.
  • Ensaios em grupo para dramatização.
  • Apresentação e discussão das encenações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi organizada em duas aulas, disponibilizando tempo adequado para a compreensão dos textos, preparação das dramatizações e para a apresentação final. Na primeira aula, os alunos terão contato com as fábulas e trabalharão na interpretação dos textos. A segunda aula será dedicada aos ensaios, ajustes finais e às apresentações para o grupo, seguida da discussão sobre as morais das histórias.

  • Aula 1: Introdução às fábulas, leitura coletiva e escolha do texto a ser dramatizado. Discussão sobre enredo e personagens.
  • Aula 2: Ensaios em grupo, apresentação das dramatizações e debate sobre as lições morais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, focando no desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e trabalho em grupo. Durante os ensaios, o professor observará a participação e o envolvimento de cada aluno, oferecendo feedbacks individuais e coletivos. Nas apresentações, serão avaliadas a clareza na comunicação, a criatividade e a cooperação entre os membros do grupo. Exemplos de critérios incluem: demonstração de compreensão do texto através da encenação, uso adequado da expressão corporal e vocal, e atitude colaborativa ao trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados durante a atividade são selecionados para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz e promotora de engajamento. Desde materiais impressos das fábulas até adereços que auxiliem nas dramatizações, cada recurso é escolhido para contribuir para uma experiência de ensino enriquecedora e interativa.

  • Textos impressos de fábulas.
  • Adereços e figurinos simples.
  • Espaço para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo