Detetives do Tempo

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [História]
Temática: [Exploração do Passado e Presente através de Brincadeiras]

[Nesta atividade de aprendizado ativo, os alunos atuarão como pequenos historiadores, explorando mudanças e continuidades nas brincadeiras através das gerações. Ao iniciar a atividade, eles deverão realizar uma pesquisa em casa, com a ajuda de pais ou avós, sobre um jogo ou brincadeira antiga. Durante a aula, cada aluno apresentará suas descobertas destacando as mudanças e semelhanças em comparação com os dias atuais. Esta atividade visa proporcionar uma experiência rica em aprendizado, promovendo a interação entre gerações, incentivando a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento entre a comunidade escolar. Explorando na prática diferentes brincadeiras, os alunos serão capazes de identificar transformações sociais e culturais ao longo do tempo, desenvolvendo uma maior compreensão sobre a história e cultura popular.]

Objetivos de Aprendizagem

[O principal objetivo é auxiliar as crianças a desenvolverem habilidades de observação e análise crítica em relação às transformações culturais e sociais ao longo do tempo. A atividade visa também a construção de noção sobre tempo histórico e suas influências no cotidiano, promovendo a formação de conexões significativas entre experiências vividas e o conhecimento histórico percebido.]

  • [Desenvolver habilidades de pesquisa básica através da coleta de informações histórica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
  • EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
  • EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático está estruturado de forma a atender às necessidades de construção de conhecimento histórico-cultural em crianças do 1º ano. Através da investigação e prática de jogos antigos, o aluno desenvolverá compreensões básicas sobre transformações sociais.]

  • [Pesquisa sobre jogos e brincadeiras antiga

Metodologia

[A metodologia centrada na participação ativa dos alunos visa integrar atividades práticas com pesquisa, promovendo aprendizado por meio da experiência e do diálogo. O papel do professor será de facilitador, guiando as discussões e explorando as descobertas dos alunos.]

  • [Aprendizado Ativ

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma é organizado de forma a maximizar o envolvimento dos alunos durante cada fase da atividade. Em duas aulas, os estudantes explorarão conteúdo teórico e prático, favorecendo a construção do aprendizado significativo.]

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo