Vlog Sustentável: Vozes do Meio Ambiente

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Comunicação e Linguagens]
Temática: [Preservação Ambiental e Expressão Multimídia]

A atividade 'Vlog Sustentável: Vozes do Meio Ambiente' visa promover a consciência socioambiental dos alunos enquanto desenvolve suas habilidades de comunicação e expressão multimídia. Os estudantes, divididos em grupos, participarão de uma saída de campo para um parque ou área verde local, onde gravarão vlogs abordando a importância da preservação ambiental. Os vídeos devem incluir entrevistas com especialistas, moradores locais ou visitantes, estimulando o aprendizado colaborativo e crítico. Posteriormente, o material será editado em sala de aula para uma apresentação final, permitindo uma análise crítica de diferentes perspectivas sobre a temática ambiental. Esta abordagem prática encoraja a expressão autoral e o fortalecimento dos princípios democráticos, preparando os alunos para atuarem como cidadãos conscientes e responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem da atividade incluem o desenvolvimento das competências de expressão oral e escrita dos alunos em um contexto real e dinâmico. Ao elaborar roteiros, conduzir entrevistas e editar vídeos, os alunos aprimoram suas habilidades comunicativas, colaborativas e técnico-informacionais. A prática promove também a consciência sobre questões ambientais e sociais, incentivando uma postura crítica e responsável frente aos desafios globais da sustentabilidade.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Promover a consciência socioambiental e a responsabilidade cívica.
  • Estimular a produção e edição de conteúdos multimídia de forma autoral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG304: Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
  • EM13LP27: Engajar-se na busca de solução para problemas que envolvam a coletividade, denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, entre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade, pelo consumo consciente e pela consciência socioambiental.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a criação de conteúdo multimídia enquanto explora a preservação ambiental como tema central. Os alunos são estimulados a realizar pesquisas, criar roteiros e editar materiais audiovisuais, o que requer planejamento e uma compreensão abrangente dos meios de comunicação digital. A atividade combina teoria e prática, propiciando um ambiente que instiga a criatividade e a autonomia dos alunos.

  • Conceitos de preservação ambiental.
  • Elaboração de roteiros para vlogs.
  • Técnicas básicas de filmagem e edição de vídeo.

Metodologia

A metodologia proposta utiliza uma abordagem prática e colaborativa, com ênfase em 'aprender fazendo'. Os alunos trabalham em grupos, o que facilita a divisão de tarefas e melhora a interação social enquanto promove o pensamento crítico. A saída de campo é essencial, sendo a base para a coleta de dados e experiências diretas no ambiente natural, que são então analisadas e transformadas em conteúdo multimídia.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Saída de campo e experiência prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado de forma a otimizar o tempo disponível, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de cada etapa de maneira eficaz. As três horas de atividade são divididas em segmentos que cobrem preparação, execução e reflexão. É importante que cada fase seja bem gerida para garantir o cumprimento dos objetivos durante o período previsto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, divisão de grupos e planejamento da saída de campo.
  • Aula 2: Saída de campo para gravação de vlogs e coleta de dados.
  • Aula 3: Edição de vídeos e preparação para apresentação final.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação contínua do envolvimento dos alunos ao longo da atividade, somada à análise do produto final. A metodologia avaliativa considerará o trabalho em equipe, a qualidade do roteiro e das entrevistas realizadas, bem como a criatividade e clareza do vídeo editado. Exemplos de critérios podem incluir: originalidade do conteúdo, coerência do roteiro, habilidade de comunicação demonstrada nas entrevistas e edição, e a capacidade de conectar o tema à realidade socioambiental. Cada grupo deverá apresentar seu vídeo ao final, permitindo uma autoavaliação e feedback dos colegas e professor.

Materiais e ferramentas:

A execução da atividade depende de recursos variados que viabilizam a vivência prática e a produção de multimídia. Ferramentas tecnológicas desempenham um papel central, assim como materiais de suporte e um ambiente apropriado para a finalização do projeto. Esses recursos são essenciais para garantir que a aprendizagem seja eficaz e completa.

  • Câmeras ou celulares para gravação de vídeo.
  • Software de edição de vídeo (como Adobe Premiere, iMovie etc.).
  • Materiais de pesquisa sobre preservação ambiental.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo