Contos Mágicos Reimaginados

Desenvolvida por: Celso … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reescrita de Contos

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão reimaginar um conto de fadas previamente escutado ou assistido, utilizando uma metodologia de Sala de Aula Invertida. A aula inicia-se com a recordação, guiada pelo professor, dos momentos principais da narrativa original. Organizados em grupos, os alunos discutirão formas criativas de reescrever a história, permitindo a alteração de elementos como personagens, enredo e final. Esta iniciativa visa fomentar a criatividade, habilidades de reescrita e compreensão narrativa, estimulando a habilidade de inovar dentro do campo da Literatura.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca engajar os estudantes no processo de recriação literária, incentivando a imaginação e desenvolvendo habilidades de alteridade textual. Ao explorar maneiras diferentes de recontar histórias, os alunos aprimoram competências essenciais de escrita, comunicação e colaboração em grupo, além de promover uma maior compreensão dos elementos que constituem uma narrativa.

  • Fomentar a criatividade na reescrita de histórias.
  • Desenvolver a habilidade de reestruturação narrativa.
  • Incentivar a colaboração e comunicação eficaz entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP27: Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

Os conteúdos trabalhados nesta aula incluem a identificação e exploração dos elementos essenciais de um conto de fadas, como personagens, cenários e enredo. Além disso, os alunos exercitam a habilidade de reescrita e adaptação, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência textual e literária. Tais competências são reforçadas pela prática da colaboração em grupo, essencial para o ambiente escolar.

  • Identificação dos elementos de um conto.
  • Discussão sobre personagens e enredo.
  • Prática de reescrita e adaptação de narrativas.

Metodologia

A metodologia de Sala de Aula Invertida aplicada nesta atividade visa promover o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento. Os grupos são estimulados a discutir e negociar entre si diferentes possibilidades de reescrita, com o apoio e mediação do professor, que atua como facilitador do processo criativo. As atividades colaborativas fortalecem a aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Metodologia de Sala de Aula Invertida.
  • Discussões em grupo.
  • Mediação docente como facilitador do processo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é dividido em duas sessões de 60 minutos, permitindo uma condução estruturada e eficiente da atividade. A primeira sessão é dedicada à revisão da história original e ao brainstorming entre os grupos para definir elementos a serem modificados. Na segunda sessão, os alunos focam na escrita da nova versão do conto, seguidos pela apresentação dos resultados para a turma.

  • Aula 1: Revisão e brainstorming (60 minutos).
  • Aula 2: Reescrita e apresentação (60 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação contínua do envolvimento dos alunos durante as discussões e reescrita, bem como pela análise das narrativas reescritas. Critérios como criatividade, coerência do texto e capacidade de colaboração serão levados em consideração. Exemplos de qualidades avaliadas incluem originalidade na adaptação de personagens e cenários, coesão na narrativa reestruturada e eficácia na comunicação de ideias durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução eficaz da atividade, é importante disponibilizar material que facilite a criatividade e a escrita, incentivando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Recursos visuais ajudam na revisão dos contos, enquanto os recursos tecnológicos auxiliam na reescrita e apresentação das histórias.

  • Contos de fadas selecionados.
  • Papel e material de escrita.
  • Quadro branco para anotações.
  • Dispositivos para pesquisa e digitação de textos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo