Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão reimaginar um conto de fadas previamente escutado ou assistido, utilizando uma metodologia de Sala de Aula Invertida. A aula inicia-se com a recordação, guiada pelo professor, dos momentos principais da narrativa original. Organizados em grupos, os alunos discutirão formas criativas de reescrever a história, permitindo a alteração de elementos como personagens, enredo e final. Esta iniciativa visa fomentar a criatividade, habilidades de reescrita e compreensão narrativa, estimulando a habilidade de inovar dentro do campo da Literatura.
A atividade busca engajar os estudantes no processo de recriação literária, incentivando a imaginação e desenvolvendo habilidades de alteridade textual. Ao explorar maneiras diferentes de recontar histórias, os alunos aprimoram competências essenciais de escrita, comunicação e colaboração em grupo, além de promover uma maior compreensão dos elementos que constituem uma narrativa.
Os conteúdos trabalhados nesta aula incluem a identificação e exploração dos elementos essenciais de um conto de fadas, como personagens, cenários e enredo. Além disso, os alunos exercitam a habilidade de reescrita e adaptação, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência textual e literária. Tais competências são reforçadas pela prática da colaboração em grupo, essencial para o ambiente escolar.
A metodologia de Sala de Aula Invertida aplicada nesta atividade visa promover o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento. Os grupos são estimulados a discutir e negociar entre si diferentes possibilidades de reescrita, com o apoio e mediação do professor, que atua como facilitador do processo criativo. As atividades colaborativas fortalecem a aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
O cronograma é dividido em duas sessões de 60 minutos, permitindo uma condução estruturada e eficiente da atividade. A primeira sessão é dedicada à revisão da história original e ao brainstorming entre os grupos para definir elementos a serem modificados. Na segunda sessão, os alunos focam na escrita da nova versão do conto, seguidos pela apresentação dos resultados para a turma.
A avaliação desta atividade será realizada através da observação contínua do envolvimento dos alunos durante as discussões e reescrita, bem como pela análise das narrativas reescritas. Critérios como criatividade, coerência do texto e capacidade de colaboração serão levados em consideração. Exemplos de qualidades avaliadas incluem originalidade na adaptação de personagens e cenários, coesão na narrativa reestruturada e eficácia na comunicação de ideias durante a apresentação.
Para a execução eficaz da atividade, é importante disponibilizar material que facilite a criatividade e a escrita, incentivando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Recursos visuais ajudam na revisão dos contos, enquanto os recursos tecnológicos auxiliam na reescrita e apresentação das histórias.
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