Contando Histórias com Fantoches

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Linguagem
Temática: Criação e Narrativa com Fantoches

A atividade 'Contando Histórias com Fantoches' propõe que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental utilizem a criatividade e o trabalho em equipe para confeccionar fantoches de materiais recicláveis, como meias, papéis e botões. Após a confecção dos fantoches, os estudantes serão organizados em grupos, onde cada grupo será responsável por criar uma pequena história, envolvendo os fantoches como personagens. Essa história será apresentada para os colegas, incentivando assim a expressão oral, o envolvimento narrativo e a escuta ativa. O objetivo é integrar habilidades de leitura, escrita e oralidade de modo lúdico, trazendo a consciência ambiental pela reutilização de materiais. A atividade não só estimula a imaginação, mas também promove a interação social entre as crianças, ampliando seu repertório cultural através do contato com diferentes histórias e personagens.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram em incentivar a criatividade dos alunos, desenvolver suas habilidades de comunicação oral e promover o trabalho colaborativo. As crianças terão a oportunidade de exercer a imaginação ao criar histórias originais, além de praticar a escuta ativa e o respeito pelas ideias dos colegas. Ao apresentar suas histórias, os alunos aprimoram a confiança e a fluência verbal, fundamentais para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Com o uso de materiais recicláveis, há também a sensibilização para a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

  • Estimular a criatividade através da criação de fantoches e histórias.
  • Promover habilidades de comunicação oral e escuta ativa.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Conscientizar sobre a sustentabilidade e a reutilização de materiais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Reconhecer e valorizar a importância da cultura oral por meio do relato de histórias próprias e de outros em conversas informais no cotidiano escolar e em situações formais planejadas pelo professor.
  • EF15AR04: Explorar e identificar elemento da narrativa e da história, como o cenário, personagens, enredo e a sequência lógica dos eventos.
  • EF02LP12: Produzir textos orais e escritos que reinterpretam de forma criativa as histórias lidas, ouvindo narrativas orais e reconto de suas fases.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a conexão entre a criatividade e o desenvolvimento de narrativas. Os alunos não apenas produzem artefatos físicos com os fantoches, mas também são desafiados a criar histórias envolventes, considerando os elementos fundamentais da narrativa. A articulação entre a concepção, interpretação e apresentação das histórias permite uma compreensão prática das noções de começo, meio e fim, personagens e cenários, ampliando a literatura infantil de maneira prática e divertida. Os conceitos de reciclagem e reutilização de materiais também são abordados integralmente.

  • Conceitos básicos de narrativa (começo, meio e fim).
  • Criação e desenvolvimento de personagens.
  • Exploração de recursos expressivos e vocais.
  • Reciclagem e reutilização de materiais.

Metodologia

A metodologia da atividade segue uma abordagem prática e colaborativa, levando em conta a valorização do lúdico e do criativo. Os alunos serão divididos em grupos para incentivar o trabalho em equipe e a cooperação mútua. A condução da atividade inclui etapas de planejamento, execução e apresentação, proporcionando um ambiente seguro para a prática exploratória e criativa. Serão utilizadas estratégias de ensino dinâmicas que integram artes, linguagem e responsabilidade ambiental, com assistência contínua do professor para mediar o processo e promover um aprendizado significativo.

  • Divisão da turma em grupos.
  • Concepção de narrativas em grupo.
  • Criação de fantoches.
  • Apresentação das histórias para os colegas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estrategicamente distribuído em 2 horas, organizadas em duas aulas de 50 minutos cada. Essa divisão permite que os alunos se engajem progressivamente com a atividade, do planejamento à execução, até a apresentação final. Essa estrutura temporal garante que todas as fases da atividade, desde a concepção até a apresentação, sejam realizadas de maneira eficiente, sem sobrecargas e respeitando o ritmo dos estudantes. As pausas entre as aulas permitem ao professor fazer intervenções de reforço se necessário.

  • Aula 1: Introdução e criação dos fantoches com materiais recicláveis (50 minutos).
  • Aula 2: Concepção e ensaio das histórias em grupos (50 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será qualitativa e processual, tendo como foco o engajamento e a participação ativa durante as etapas da atividade. Será observada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na confecção dos fantoches e na criação da história, assim como a desenvoltura e fluência na apresentação. Cada grupo terá um momento dedicado para apresentar suas criações, seguido de um feedback por parte dos colegas e do professor. Critérios como clareza da fala, estrutura da narrativa, uso dos fantoches e cooperação serão considerados. Exemplos de avaliação podem incluir a observação se todos os membros participaram ativamente da construção dos fantoches, se a história possui começo, meio e fim claro e se os alunos conseguiram integrar os fantoches de maneira criativa na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são materiais acessíveis e de fácil manuseio, focando na praticidade e no aprendizado lúdico. O uso de materiais recicláveis reforça o conceito de sustentabilidade e promove uma abordagem eco-friendly. Os estudantes terão apoio de mídias visuais e exemplificações feitas pelo professor para facilitar a compreensão e estimular a criatividade. A organização e a distribuição eficiente dos materiais garantem um ambiente funcional que favorece a elaboração e a performance das atividades.

  • Materiais recicláveis (meias, papéis, botões).
  • Tesouras, colas e fitas adesivas.
  • Papéis coloridos e canetinhas.
  • Espaço para apresentação dos fantoches.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo