Debate Verde: Salvando o Planeta

Desenvolvida por: Lana P… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e Linguagens
Temática: Problemas ambientais atuais

Esta atividade propõe aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a participação em uma Roda de Debate sobre problemas ambientais atuais, incluindo desmatamento, poluição e mudanças climáticas. Cada aluno será responsável por pesquisar um problema específico, apresentar suas descobertas e engajar-se em uma discussão com a turma visando a busca de soluções práticas. A atividade tem por objetivo desenvolver habilidades de comunicação, argumentação crítica e conscientização ambiental entre os alunos, promovendo uma postura ativa na preservação do meio ambiente. A abordagem pedagógica é colaborativa e visa engajar os alunos em um diálogo estruturado, estimulando a reflexão e a adoção de práticas sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade dos alunos de se engajar em debates sobre temas de relevância social, aprimorando suas habilidades de argumentação e compreensão de questões ambientais. Espera-se que os alunos adquiram uma visão crítica sobre os problemas ambientais contemporâneos e desenvolvam um senso de responsabilidade coletiva na busca por soluções sustentáveis.

  • Compreender e discutir os principais problemas ambientais atuais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações.
  • Estimular a reflexão crítica e a empatia em discussões de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF69LP24: Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
  • EF89LP17: Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens – tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA -, e a regulamentação da organização escolar – por exemplo, regimento escolar -, a seus contextos de produção, reconhecendo e analisando possíveis motivações, finalidades e sua vinculação com experiências humanas e fatos históricos e sociais, como forma de ampliar a compreensão dos direitos e deveres, de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade (o outro tem direito a uma vida digna tanto quanto eu tenho).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui tópicos relevantes que permeiam as discussões sobre meio ambiente. Os alunos terão a oportunidade de investigar e debater sobre temas específicos, fortalecendo conhecimentos prévios e construindo novos saberes, fundamentais na educação ambiental. É uma oportunidade para relacionar teoria à prática, incentivando os estudantes a realizarem análises críticas e propondo ações efetivas.

  • Desmatamento: causas, consequências e soluções.
  • Poluição: tipos, impactos e medidas de controle.
  • Mudanças climáticas: fenômenos, evidências e ações mitigadoras.

Metodologia

A metodologia aplicada na Roda de Debate é centrada na pesquisa ativa e no processo de discussão colaborativa. Cada aluno será incentivado a explorar um tema em profundidade e a compartilhar suas descobertas com a turma, promovendo uma troca rica de conhecimento e perspectivas. O formato da roda de debate sustenta a prática de habilidades discursivas, proporcionando um espaço seguro para a expressão de ideias e o desenvolvimento da argumentação lógica e critica.

  • Pesquisa individual sobre um problema ambiental.
  • Apresentação oral das descobertas para a turma.
  • Debate coletivo mediado pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades se distribui em quatro aulas de 60 minutos cada, organizadas de modo a garantir ampla exploração do tema, espaço suficiente para a preparação e execução das discussões, e a posterior análise dos aprendizados construídos ao longo do processo.

  • Aula 1: Introdução aos temas ambientais e divisão dos grupos por temas.
  • Aula 2: Pesquisa orientada e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentação dos temas e início do debate.
  • Aula 4: Continuação do debate e fechamento com propostas coletivas.

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma contínua e formativa, considerando o engajamento do aluno no processo de pesquisa, a qualidade e clareza da apresentação e a capacidade de argumentação e colaboração no debate. Exemplos de critérios de avaliação incluem a profundidade do conteúdo pesquisado em sua apresentação, a habilidade de ouvir ativamente e responder aos colegas durante os debates, e a contribuição para conclusões coletivas sobre os problemas discutidos. Os alunos deverão ser capazes de demonstrar uma compreensão abrangente do tema escolhido e sua capacidade de interagir efetivamente em um ambiente de discussão em grupo.

Materiais e ferramentas:

A realização desta atividade exige a disponibilização de recursos variados que suportem o processo de pesquisa, bem como ferramentas que viabilizem apresentações eficazes pelos alunos. Tais recursos são essenciais para o incentivo a uma participação ativa e engajada, servindo como facilitadores no compartilhamento de conhecimentos e na argumentação crítica.

  • Computadores com acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais impressos sobre os temas ambientais.
  • Projetor ou lousa digital para apresentações.

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