Linha do Tempo Viva

Desenvolvida por: Ana Lú… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Compreensão do Tempo Histórico

Nesta atividade, intitulada 'Linha do Tempo Viva', os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, onde cada um será responsável por representar uma época histórica distinta. O propósito principal é proporcionar uma experiência prática na qual os alunos montem uma linha do tempo utilizando materiais recicláveis, promovendo a compreensão da continuidade e das rupturas ao longo dos períodos históricos. Os alunos irão explorar e apresentar diferentes formas de se compreender o tempo na história através de apresentações interativas que irão ocupar o espaço da sala de aula, incentivando o aprendizado colaborativo e o uso criativo dos materiais disponíveis.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da noção de tempo histórico. Pretende-se, igualmente, estimular a análise crítica das fontes históricas e desenvolver a capacidade de identificar continuidades e rupturas em diferentes períodos. Isso ajudará os alunos a relacionar eventos do passado com o presente, promovendo uma aprendizagem significativa e crítica.

  • Promover a compreensão crítica do tempo histórico.
  • Estimular a análise e interpretação de fontes históricas.
  • Facilitar a identificação de continuidades e rupturas nos períodos históricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • EF06HI02: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
  • EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado na análise e interpretação dos diferentes períodos históricos a partir das fontes disponíveis. Será dada ênfase à compreensão das teorias sobre o surgimento humano, bem como aos registros históricos que marcaram essas épocas, permitindo uma ligação com as mitologias e cultura dos povos.

  • Compreensão das diferentes formas de registro histórico.
  • Análise das fontes históricas.
  • Estudo dos mitos de fundação e da origem humana.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade será baseada no ensino por projetos, onde os alunos irão trabalhar de forma colaborativa para construir suas representações temporais. O uso de materiais recicláveis incentivará a criatividade e a sustentabilidade, promovendo um ambiente de aprendizagem que valoriza a participação ativa e o pensamento crítico durante as apresentações.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa e apresentação.
  • Utilização de materiais recicláveis na construção da linha do tempo.
  • Apresentações interativas ao longo do espaço da sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para ser executado em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Durante a primeira aula, os alunos irão pesquisar e iniciarão a construção de seus períodos históricos. Na segunda aula, finalizam a montagem e realizam as apresentações para todos os colegas.

  • Aula 1: Pesquisa e início da construção da linha do tempo.
  • Aula 2: Finalização da montagem e apresentação das linhas do tempo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focada tanto no processo quanto no produto final. Serão avaliados a participação ativa, a pertinência das informações históricas apresentadas, a criatividade ao utilizar os materiais recicláveis e a clareza na comunicação durante a apresentação. Exemplos práticos de avaliação incluem rubricas específicas para cada critério, como atribuir notas de 1 a 5 para a relevância histórica das informações ou para a habilidade de colaboração em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem diversos materiais recicláveis que serão usados na construção da linha do tempo. Esses materiais, além de promoverem a sustentabilidade, também incentivam a criatividade e a adaptação dos alunos às ferramentas disponíveis, servindo como ponte entre o conhecimento teórico e prático.

  • Materiais recicláveis (caixas, garrafas, papelão).
  • Espaço amplo para montagem da linha do tempo.
  • Computadores ou tablets para pesquisa inicial.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo