Pedrinha Encantada

Desenvolvida por: Zenaid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Coordenação Motora Fina

A atividade 'Pedrinha Encantada' foi desenvolvida para estimular a coordenação motora fina, agilidade e destreza dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo tradicional com pequenas pedrinhas. Inicialmente, será realizada uma acolhida onde a história e a tradição das '5 pedrinhas' serão apresentadas, promovendo um ambiente de respeito e concentração. As crianças sentam-se em círculo e jogam as pedrinhas para o alto, tentando pegar o maior número possível com uma mão. Esta atividade oferece uma oportunidade de interação social e cultural, promovendo o respeito às diferentes habilidades dos colegas e permitindo que cada criança explore sua própria maneira de jogar e se relacionar com o desafio proposto. Além disso, durante a prática, as crianças são incentivadas a explicar o jogo usando diferentes linguagens, o que facilita a expressão e a socialização. Dessa forma, através da prática lúdica, os alunos têm a chance de desenvolver habilidades motoras que são fundamentais para o seu crescimento integral, em um ambiente seguro e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Pedrinha Encantada' focam no desenvolvimento motor e na valorização das tradições culturais. Ao engajar os alunos em um jogo que requer destreza manual e agilidade, é promovida a melhora na coordenação motora fina. Além disso, a atividade incentiva a criatividade ao permitir que as crianças adaptem as regras conforme suas necessidades, o que fortalece tanto a individualidade quanto a capacidade de trabalhar em grupo.

  • Melhorar a coordenação motora fina dos alunos.
  • Incentivar a socialização e o respeito às habilidades individuais.
  • Promover a compreensão e valorização de tradições culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  • EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade envolve principalmente a exploração de jogos tradicionais que auxiliam no desenvolvimento infantil. As crianças terão a oportunidade de praticar habilidades motoras específicas através de atividades lúdicas, enquanto também aprendem sobre a importância dos jogos na cultura popular e comunitária, fomentando o dinamismo entre o aprendizado motor e social.

  • Exploração de jogos tradicionais.
  • Exercícios de coordenação motora fina.
  • Discussão sobre cultura popular e jogos regionais.

Metodologia

A metodologia aplicada visa integrar a prática lúdica e o aprendizado cultural. As instruções iniciais serão dadas em formato de narrativa para engajar os alunos na tradição do jogo. Diferentes estratégias, como demonstração prática e exercícios em pares, apoiarão o domínio das habilidades necessárias. Isso assegura uma aprendizagem eficiente e engaja ativamente os alunos por meio da interação e prática.

  • Instrução narrativa e engajante.
  • Demonstração prática do jogo.
  • Trabalho em pares para prática interativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada, permitindo que os alunos conheçam o jogo e pratiquem suas habilidades. A primeira aula focará na introdução e prática inicial, enquanto a segunda será direcionada à prática aprofundada e desafios lúdicos, proporcionando variações e aumentando gradualmente a dificuldade.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e prática inicial.
  • Aula 2: Continuação da prática com ênfase em desafios crescentes.

Avaliação

A avaliação dos alunos será formativa, observando a participação e o desenvolvimento das habilidades ao longo das atividades. Critérios como o envolvimento na atividade, a capacidade de explicar o jogo em diferentes linguagens e o respeito durante as práticas serão considerados. Exemplos incluem a habilidade de pegar mais pedrinhas a cada tentativa ou ajudar um colega a entender melhor as regras do jogo. A observação de tentativas e o progresso individual serão registrados pelos educadores para analisar o desenvolvimento motor e social dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Uso de recursos simples e acessíveis é essencial, pois reforça a autonomia e criatividade das crianças. Materiais como pedrinhas, um espaço amplo para as atividades e uma narração introdutória por parte do professor são fundamentais. Esses recursos permitem que os alunos associem aprendizado a elementos práticos e lúdicos do seu dia a dia.

  • Pedrinhas ou pequenas esferas.
  • Espaço amplo e seguro para realização da atividade.
  • Narração ou história introdutória sobre as '5 pedrinhas'.

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