A atividade 'Pedrinha Encantada' foi desenvolvida para estimular a coordenação motora fina, agilidade e destreza dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo tradicional com pequenas pedrinhas. Inicialmente, será realizada uma acolhida onde a história e a tradição das '5 pedrinhas' serão apresentadas, promovendo um ambiente de respeito e concentração. As crianças sentam-se em círculo e jogam as pedrinhas para o alto, tentando pegar o maior número possível com uma mão. Esta atividade oferece uma oportunidade de interação social e cultural, promovendo o respeito às diferentes habilidades dos colegas e permitindo que cada criança explore sua própria maneira de jogar e se relacionar com o desafio proposto. Além disso, durante a prática, as crianças são incentivadas a explicar o jogo usando diferentes linguagens, o que facilita a expressão e a socialização. Dessa forma, através da prática lúdica, os alunos têm a chance de desenvolver habilidades motoras que são fundamentais para o seu crescimento integral, em um ambiente seguro e divertido.
Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Pedrinha Encantada' focam no desenvolvimento motor e na valorização das tradições culturais. Ao engajar os alunos em um jogo que requer destreza manual e agilidade, é promovida a melhora na coordenação motora fina. Além disso, a atividade incentiva a criatividade ao permitir que as crianças adaptem as regras conforme suas necessidades, o que fortalece tanto a individualidade quanto a capacidade de trabalhar em grupo.
O conteúdo programático da atividade envolve principalmente a exploração de jogos tradicionais que auxiliam no desenvolvimento infantil. As crianças terão a oportunidade de praticar habilidades motoras específicas através de atividades lúdicas, enquanto também aprendem sobre a importância dos jogos na cultura popular e comunitária, fomentando o dinamismo entre o aprendizado motor e social.
A metodologia aplicada visa integrar a prática lúdica e o aprendizado cultural. As instruções iniciais serão dadas em formato de narrativa para engajar os alunos na tradição do jogo. Diferentes estratégias, como demonstração prática e exercícios em pares, apoiarão o domínio das habilidades necessárias. Isso assegura uma aprendizagem eficiente e engaja ativamente os alunos por meio da interação e prática.
A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada, permitindo que os alunos conheçam o jogo e pratiquem suas habilidades. A primeira aula focará na introdução e prática inicial, enquanto a segunda será direcionada à prática aprofundada e desafios lúdicos, proporcionando variações e aumentando gradualmente a dificuldade.
A avaliação dos alunos será formativa, observando a participação e o desenvolvimento das habilidades ao longo das atividades. Critérios como o envolvimento na atividade, a capacidade de explicar o jogo em diferentes linguagens e o respeito durante as práticas serão considerados. Exemplos incluem a habilidade de pegar mais pedrinhas a cada tentativa ou ajudar um colega a entender melhor as regras do jogo. A observação de tentativas e o progresso individual serão registrados pelos educadores para analisar o desenvolvimento motor e social dos alunos.
Uso de recursos simples e acessíveis é essencial, pois reforça a autonomia e criatividade das crianças. Materiais como pedrinhas, um espaço amplo para as atividades e uma narração introdutória por parte do professor são fundamentais. Esses recursos permitem que os alunos associem aprendizado a elementos práticos e lúdicos do seu dia a dia.
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