Substituições Mágicas: A Arte dos Sinônimos

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Transformação de Contos Populares

Esta atividade prática é voltada para aprofundar a compreensão dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre coesão textual e riqueza vocabular. Os alunos serão desafiados a transformar contos populares através da substituição de substantivos por sinônimos e do uso de pronomes anafóricos. A atividade ocorrerá em grupos, permitindo a discussão e reflexão sobre a influência dessas substituições na continuidade e no sentido da história.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta aula é aprimorar a habilidade dos alunos de reconhecer e utilizar sinônimos e pronomes anafóricos para melhorar a coesão e a fluência em textos. Através da prática em grupo, os estudantes desenvolverão habilidades colaborativas enquanto exploram como a escolha das palavras pode alterar o significado e a clareza dos textos.

  • Compreender o conceito de sinônimos e substituições pronominais.
  • Aprimorar a coesão e fluência dos textos através da substituição linguística.
  • Estimular a colaboração e discussão em grupo sobre os efeitos linguísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF35LP06: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
  • EF35LP28: Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade consiste na aplicação prática de sinônimos e pronomes anafóricos em contos populares. Através dessa metodologia, os alunos irão explorar a diversidade lexical e entender como nuances linguísticas podem modificar o sentido da narração. Além disso, será possível contextualizar essa prática no cotidiano dos estudantes ao trabalhar com textos de sua própria escolha.

  • Conceito de sinônimos.
  • Uso e identificação de pronomes anafóricos.
  • Influência da escolha lexical na narrativa.

Metodologia

A atividade é estruturada para incentivar a participação ativa dos alunos, utilizando uma abordagem colaborativa onde eles poderão trabalhar em pequenos grupos. A interação entre pares é essencial para promover a troca de ideias e o desenvolvimento conjunto de estratégias de substituição linguística em textos narrativos.

  • Discussão e análise em grupo.
  • Tarefas práticas de substituição de termos em textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma divide-se em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos analisarão contos populares, identificarão substantivos e pronomes, e discutirão suas funções narrativas. Na segunda aula, farão substituições, experimentando com sinônimos e pronomes para alterar o texto, seguidos por reflexões em grupo sobre as mudanças perceptíveis.

  • Aula 1: Análise e discussão de contos.
  • Aula 2: Exercício de substituição e reflexão.

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma contínua, baseada na observação das interações dos alunos nos grupos e na análise dos textos reescritos. Serão considerados o uso apropriado de sinônimos e pronomes anafóricos, a continuidade da narrativa e a capacidade de explicar suas escolhas em grupo. Uma avaliação qualitativa será realizada ao final da segunda aula, onde cada grupo apresentará seu conto adaptado e destacará as mudanças realizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem textos de contos populares trazidos pelos alunos, dicionários de sinônimos e quadros ou flipcharts para facilitar as discussões em grupo. Esses materiais permitirão que os estudantes explorem ativamente a riqueza verbal e expressem suas ideias de forma clara e estruturada.

  • Textos de contos populares.
  • Dicionários de sinônimos.
  • Quadros ou flipcharts.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo