Comunicação Sustentável: Debate Ecológico

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: A importância da comunicação na conscientização ambiental

O propósito da atividade é engajar os alunos em um processo de entendimento crítico sobre como a comunicação influencia a conscientização ambiental. Através de uma roda de debate, os estudantes, divididos em grupos, irão pesquisar campanhas ambientais eficazes, discutindo suas conclusões em debates. Essa dinâmica não só reforça a habilidade de interpretação e crítica de textos publicitários voltados à sustentabilidade, mas também explora como diferentes funções da linguagem impactam nas mensagens ecológicas. Ao interpretar e debater essas mensagens, os alunos desenvolvem uma compreensão mais complexa sobre a importância de uma comunicação clara e persuasiva na promoção de práticas sustentáveis e soluções para questões ambientais globais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos uma oportunidade para aprofundar seu conhecimento sobre a comunicação eficaz na área ambiental, através da análise e debate de campanhas publicitárias. Os alunos desenvolverão um conjunto de habilidades essenciais que incluem a capacidade de interpretar criticamente campanhas de conscientização ambiental, avaliarem sua eficácia e aplicarem suas conclusões em contextos comunicativos próprios. Ademais, a atividade fomenta o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em colaboração, discutir ideias de maneira organizada e fundamentada, e articular argumentos de forma clara e objetiva.

  • Analisar campanhas publicitárias ambientais efetivas e seus componentes.
  • Desenvolver pensamento crítico referente a mensagens de conscientização.
  • Aprimorar a habilidade de apresentar e debater ideias de forma eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP22: Selecionar, organizar e sistematizar dados e informações de múltiplas fontes e descritores em análises críticas e interdisciplinares.
  • EM13LGG704: Avaliar criticamente as estratégias argumentativas e persuasivas empregadas em diferentes gêneros textuais.
  • EM13CHS101: Analisar a relação entre o modo de produção e uso de recursos naturais com a sustentabilidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange uma análise aprofundada de elementos comunicativos e persuasivos presentes em campanhas ambientais. Os alunos explorarão como os componentes linguísticos e visuais são usados em textos publicitários para sensibilizar e informar o público sobre a sustentabilidade. Durante a atividade, será enfatizada a importância das funções da linguagem, como apelar, convencer e informar, em intervenções ecológicas, apoiando o entendimento sobre o papel da linguagem na consolidação de mensagens ambientais e na facilitação da mudança de comportamento.

  • Funções da linguagem aplicada a campanhas ambientais.
  • Estratégias de comunicação persuasiva.
  • Interpretação crítica de mensagens publicitárias.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve a formação de grupos de pesquisa e discussão, onde os alunos se envolverão em atividades práticas e colaborativas. Ao iniciar a atividade, os alunos serão incentivados a explorar diversos acervos digitais e físicos para identificar campanhas ambientais relevantes e avaliar suas estratégias comunicativas. Em seguida, os grupos apresentarão suas descobertas na forma de debates, estimulando um ambiente de aprendizagem interativa e crítica, promovendo trocas de ideias e perspectivando soluções inovadoras para comunicações ecológicas. Esta abordagem promove a participação ativa, o pensamento crítico e a integração de conhecimentos prévios dos alunos.

  • Divisão dos alunos em grupos temáticos.
  • Pesquisas orientadas sobre campanhas ambientais.
  • Realização de debates e apresentações em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para proporcionar uma experiência educativa fluida e completa, distribuída ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao tema e formarão grupos, iniciando pesquisas sobre campanhas ecológicas. A segunda aula será dedicada à apresentação e debate das conclusões dos grupos, permitindo uma discussão integra sobre as estratégias comunicativas identificadas. Esta estrutura temporal garante tempo suficiente para que os alunos desenvolvam e interajam com os conteúdos, reforçando a aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à atividade e pesquisa de campanhas ambientais.
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos em grupos e realização dos debates.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três pilares principais: a qualidade da pesquisa conduzida, a eficácia da apresentação e envolvimento no debate. A pesquisa será avaliada quanto à abrangência e diversidade das fontes identificadas. Durante as apresentações, a clareza, organização de ideias e capacidade de articulação serão observadas. No debate, serão considerados o respeito às opiniões dos colegas, a capacidade de argumentação e a habilidade de responder de forma construtiva às questões levantadas. Exemplos de rubricas de avaliação incluem: Capacidade de Pesquisa – Uso de fontes diversificadas e relevantes\

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade incluem uma variedade de materiais audiovisuais e impressos, que proporcionarão bases teóricas e exemplos práticos. Além disso, o acesso a dispositivos digitais e internet é essencial para que os alunos possam conduzir suas pesquisas de forma abrangente. Esses recursos são fundamentais para permitir uma coleta de dados rica e diversificada, bem como uma análise realista e prática das diferentes estratégias comunicativas aplicadas em campanhas ambientais de sucesso.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais de consulta como livros e artigos sobre comunicação e meio ambiente.
  • Projetor para apresentações visuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo