Debate Literário: Figuras de Linguagem em Cena

Desenvolvida por: Dienne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem na Literatura

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participarão de um debate literário, onde, divididos em grupos, irão explorar e apresentar a importância das figuras de linguagem em obras literárias. Cada grupo escolherá figuras específicas e preparará uma curta apresentação para demonstrar como essas figuras enriquecem o texto e expressam emoções ou ideias de forma única. Após as apresentações, seguiremos para um debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir e confrontar ideias, promovendo uma interpretação crítica dos textos analisados. Essa atividade visa permitir uma compreensão mais aprofundada das estratégias linguísticas utilizadas pelos autores, incentivando debates produtivos e a apreciação da linguagem literária.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa aprimorar a habilidade dos alunos para identificar e analisar figuras de linguagem em contextos literários. Além disso, fomenta a capacidade de os alunos argumentarem sobre as funções dessas figuras em enriquecer os textos e transmitir ideias de forma eficaz. Busca-se desenvolver o pensamento crítico, a capacidade analítica e a expressividade verbal dos alunos por meio de discussões argumentativas.

  • Entender a função das figuras de linguagem na literatura.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação.
  • Fomentar a análise crítica de textos literários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP23: Analisar criticamente o histórico e o discurso político de candidatos, propagandas políticas, políticas públicas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões conscientes e fundamentadas.

Conteúdo Programático

Os alunos explorarão diferentes figuras de linguagem e sua aplicação em obras literárias de referência. Este conteúdo será aprofundado através do reconhecimento dessas figuras nos textos e da análise de seu impacto estilístico e semântico nas narrativas.

  • Conceitos básicos de figuras de linguagem.
  • Exemplos de figuras de linguagem em obras literárias.
  • Análise crítica do uso de linguagem figurada.

Metodologia

A metodologia aplicada permitirá um aprendizado ativo e colaborativo, centrado no aluno. As apresentações em grupo incentivam o trabalho em equipe e a expressão livre de ideias. O debate subsequente estimula o pensamento crítico e dialogal, fundamental para a formação integral do aluno.

  • Apresentação em grupo sobre figuras de linguagem.
  • Debate e confronto de ideias entre os alunos.
  • Análise crítica e coletiva das propostas apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 2 horas, dividida em aulas de 50 minutos, o cronograma está estruturado para contemplar a preparação, apresentação e o debate, garantindo um fluxo contínuo e produtivo de atividades.

  • Aula 1: Introdução às figuras de linguagem e organização dos grupos.
  • Aula 2: Apresentações em grupo e início do debate.
  • Aula 3: Conclusão do debate e reflexão crítica coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, focada no engajamento durante as apresentações e debates, e na capacidade dos alunos de argumentar e refletir criticamente sobre as figuras de linguagem. Os critérios incluirão clareza e organização das ideias, relevância dos argumentos, e a habilidade em ouvir e reagir às contribuições dos colegas. Exemplificação de como as figuras contribuem para a obra será especialmente valorizada. Além disso, observações sobre a condução do debate e a participação ativa e respeitosa dos estudantes serão componentes chave para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Diferentes recursos serão utilizados para auxiliar na compreensão dos conceitos e na realização das apresentações, dando suporte ao aprendizado autônomo e colaborativo.

  • Projetor multimídia para as apresentações.
  • Textos literários selecionados com exemplos de figuras de linguagem.
  • Folhas de papel e materiais de escrita para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo