Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participarão de um debate literário, onde, divididos em grupos, irão explorar e apresentar a importância das figuras de linguagem em obras literárias. Cada grupo escolherá figuras específicas e preparará uma curta apresentação para demonstrar como essas figuras enriquecem o texto e expressam emoções ou ideias de forma única. Após as apresentações, seguiremos para um debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir e confrontar ideias, promovendo uma interpretação crítica dos textos analisados. Essa atividade visa permitir uma compreensão mais aprofundada das estratégias linguísticas utilizadas pelos autores, incentivando debates produtivos e a apreciação da linguagem literária.
A atividade visa aprimorar a habilidade dos alunos para identificar e analisar figuras de linguagem em contextos literários. Além disso, fomenta a capacidade de os alunos argumentarem sobre as funções dessas figuras em enriquecer os textos e transmitir ideias de forma eficaz. Busca-se desenvolver o pensamento crítico, a capacidade analítica e a expressividade verbal dos alunos por meio de discussões argumentativas.
Os alunos explorarão diferentes figuras de linguagem e sua aplicação em obras literárias de referência. Este conteúdo será aprofundado através do reconhecimento dessas figuras nos textos e da análise de seu impacto estilístico e semântico nas narrativas.
A metodologia aplicada permitirá um aprendizado ativo e colaborativo, centrado no aluno. As apresentações em grupo incentivam o trabalho em equipe e a expressão livre de ideias. O debate subsequente estimula o pensamento crítico e dialogal, fundamental para a formação integral do aluno.
Com uma carga horária total de 2 horas, dividida em aulas de 50 minutos, o cronograma está estruturado para contemplar a preparação, apresentação e o debate, garantindo um fluxo contínuo e produtivo de atividades.
A avaliação será formativa, focada no engajamento durante as apresentações e debates, e na capacidade dos alunos de argumentar e refletir criticamente sobre as figuras de linguagem. Os critérios incluirão clareza e organização das ideias, relevância dos argumentos, e a habilidade em ouvir e reagir às contribuições dos colegas. Exemplificação de como as figuras contribuem para a obra será especialmente valorizada. Além disso, observações sobre a condução do debate e a participação ativa e respeitosa dos estudantes serão componentes chave para a avaliação final.
Diferentes recursos serão utilizados para auxiliar na compreensão dos conceitos e na realização das apresentações, dando suporte ao aprendizado autônomo e colaborativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula