Missão: Proteção da Biodiversidade

Desenvolvida por: Eliane (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Conservação da Biodiversidade no Brasil

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão se envolver na criação de planos de conservação para uma área fictícia do Brasil. Utilizando a metodologia de Atividade Mão-na-massa, os alunos pesquisarão e analisarão diferentes tipos de unidades de conservação, como parques, reservas e florestas. Cada grupo justificará suas escolhas para a criação de uma unidade de conservação, considerando a importância para a biodiversidade e as interações com a população local. A atividade promoverá habilidades de pesquisa, argumentação e trabalho em equipe, culminando em uma apresentação onde os grupos defenderão seus planos de conservação para a classe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos a capacidade de pesquisar, analisar criticamente e criar estratégias de conservação ambiental. Espera-se que os alunos compreendam a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e se tornem capazes de propor soluções práticas e sustentáveis para problemas ambientais. Além disso, ao trabalhar em grupo, eles fortalecerão habilidades de comunicação e trabalho colaborativo.

  • Compreender a importância das unidades de conservação para a proteção da biodiversidade.
  • Desenvolver estratégias de conservação práticas e sustentáveis.
  • Fortalecer habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
  • EF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui uma análise detalhada dos tipos de unidades de conservação e sua relevância para o meio ambiente. Os alunos vão explorar diversas metodologias de pesquisa científica para embasar suas escolhas nos planos de conservação. Adicionalmente, serão discutidos estudos de caso sobre iniciativas de conservação já estabelecidas no Brasil e no mundo, possibilitando uma visão ampla e informada sobre o tema.

  • Tipos de unidades de conservação: parques, reservas, florestas.
  • Metodologias de pesquisa científica.
  • Estudos de caso de conservação ambiental.

Metodologia

A metodologia utilizada estimulará o aprendizado ativo e colaborativo, com os alunos trabalhando em grupos para desenvolver seus planos de conservação. A pesquisa orientada e as discussões em grupo fomentarão o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da biodiversidade. A prática da argumentação será exercitada durante as apresentações, onde os alunos precisarão justificar suas escolhas e estratégias para o resto da turma.

  • Aprendizado ativo e colaborativo.
  • Pesquisa orientada sobre unidades de conservação.
  • Discussões em grupo e prática de argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em três aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas sobre unidades de conservação. A segunda aula será destinada ao desenvolvimento dos planos de conservação, enquanto a terceira aula será dedicada às apresentações e defesa dos planos de cada grupo.

  • Aula 1: Pesquisa sobre unidades de conservação.
  • Aula 2: Desenvolvimento do plano de conservação.
  • Aula 3: Apresentações e defesa dos planos.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua ao longo da atividade. Serão levados em consideração critérios como a originalidade e viabilidade do plano de conservação, a capacidade de justificar as escolhas feitas e a qualidade da apresentação final. Exemplos de avaliação incluem a análise das estratégias propostas na conservação e o desempenho dos alunos durante a defesa de suas ideias frente à turma.

Materiais e ferramentas:

Os alunos terão acesso a uma variedade de recursos para enriquecer a atividade. Será fornecido acesso a bibliotecas digitais e materiais de referência sobre biodiversidade e conservação. Além disso, serão utilizados recursos audiovisuais para apresentação dos conteúdos e debates.

  • Bibliotecas digitais e materiais de referência.
  • Recursos audiovisuais para apresentação.
  • Materiais de pesquisa sobre biodiversidade.

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