Nesta atividade, os alunos do 6º ano serão introduzidos ao tema das territorialidades indígenas no Brasil. Em grupos, eles pesquisarão sobre diferentes grupos étnicos indígenas, suas culturas e as regiões que ocupam ou ocuparam ao longo da história. Usando materiais recicláveis, criarão mapas ilustrativos que representam as trilhas e os territórios desses povos. Esta atividade visa promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural, bem como estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos. Na segunda aula, cada grupo apresentará suas 'trilhas', explicando os aspectos culturais e territoriais dos povos estudados, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
Esta atividade visa desenvolver, entre os alunos, uma compreensão mais profunda das dinâmicas culturais e geográficas dos povos indígenas no Brasil. Ao explorar as territorialidades indígenas, busca-se não apenas o conhecimento factual, mas também a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças. O trabalho em grupo incentivará a colaboração, a divisão de tarefas e a capacidade de pesquisa, essenciais para o aprendizado contínuo.
O conteúdo programático desta atividade abordará as questões territoriais referentes aos povos indígenas no Brasil, incluindo suas histórias, culturas e os territórios que ocupam. A atividade será vinculada às noções de espaço e lugar na geografia, bem como às dinâmicas socioculturais discutidas em história, proporcionando uma visão interdisciplinar.
Para a realização desta atividade, serão adotadas metodologias ativas, que favorecem o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa em grupo promove a cooperação e o engajamento dos alunos, enquanto a criação de mapas ilustrativos com materiais recicláveis estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento.
O cronograma cobre duas aulas de 60 minutos cada, organizadas para otimizar o tempo e promover um aprendizado eficaz. A primeira aula é dedicada à pesquisa e à construção dos mapas, enquanto a segunda foca na apresentação dos trabalhos e reflexão coletiva.
A avaliação será formativa, considerando a participação e o engajamento dos alunos no decorrer das aulas, bem como o resultado final dos mapas e das apresentações. Serão observados critérios como a clareza e a qualidade das informações pesquisadas, a criatividade na elaboração dos mapas e a capacidade dos alunos de apresentarem e argumentarem sobre o tema. Por exemplo, um grupo que demonstre pesquisa aprofundada e utilize os materiais de forma inovadora será avaliado com excelência.
Os recursos para esta atividade focam na utilização de materiais acessíveis, inserindo práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Os materiais recicláveis promovem a conscientização sobre o reaproveitamento e a redução de resíduos. Tecnologia também pode ser utilizada para pesquisas, facilitando o acesso à informação.
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