Caça Palavras Conectivas

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conjunções e seu uso na Língua Portuguesa

A atividade 'Caça Palavras Conectivas' visa promover a familiarização e fixação das conjunções através de uma dinâmica criada para o 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos participarão de um caça-palavras onde deverão identificar diferentes conjunções escondidas em uma tabela com letras aleatórias. Posteriormente, cada aluno será convidado a formular uma frase utilizando a conjunção identificada no contexto definido coletivamente pela turma. A metodologia proposta incentiva o aprendizado colaborativo e a prática direta com o uso das conjunções. O aluno que encontrar mais conjunções e criar frases de acordo com o contexto vencerá a atividade. Este método não apenas reforça a identificação das conjunções, mas também aprimora a habilidade de aplicá-las efetivamente em frases, intensificando o entendimento e a retenção das regras gramaticais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são contemplados ao aliar o lúdico ao desenvolvimento das competências linguísticas essenciais. Visa-se encorajar os alunos a reconhecer e utilizar conjunções para aperfeiçoar a coesão e coerência textuais, habilidades imprescindíveis tanto na comunicação escrita quanto oral. A construção e análise de frases também permite que os alunos desenvolvam o hábito de reflexão crítica sobre seu próprio uso da língua, promovendo autonomia e segurança na elaboração de textos complexos.

  • Identificar e categorizar diferentes conjunções.
  • Aplicar conjunções em contextos variados para formar frases coerentes.
  • Desenvolver habilidades de escrita através da criação de frases contextuais.
  • Incentivar a aprendizagem colaborativa e interação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP19: Analisar os efeitos de sentido do uso de diferentes recursos coesivos, especialmente conjunções e conectivos, no aprimoramento da coesão e coerência dos textos.
  • EF69LP20: Produzir textos coerentes e coesos, utilizando adequadamente as conjunções e conectivos de acordo com a intenção comunicativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se na identificação, classificação e uso apropriado de conjunções. O reconhecimento das diversas funções que as conjunções desempenham em uma sentença é crucial para o desenvolvimento da habilidade de construção de textos coerentes e coesos. Na realização da atividade, os alunos poderão consolidar seu conhecimento teórico sobre conjunções ao aplicar suas funções em contextos práticos e dialógicos.

  • Identificação de conjunções em textos.
  • Classificação de conjunções em coordenativas e subordinativas.
  • Construção de frases coesas utilizando conjunções corretamente.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade valoriza o aprendizado ativo e cooperativo, promovendo a participação e o engajamento dos alunos. Ao utilizar o formato de jogo, a atividade desperta o interesse e propicia um ambiente de aprendizado descontraído e dinâmico. A obrigatoriedade de formular frases após encontrar as conjunções encontrados garante a prática contextual das conjunções, promovendo a aplicação dos conhecimentos de maneira integrada e significativa.

  • Dinâmica de caça-palavras para identificação de conjunções.
  • Discussão em grupo sobre o uso de conjunções em frases.
  • Formação de frases contextualizadas utilizando conjunções identificadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade compreende duas etapas de 60 minutos cada, distribuídas em duas aulas. A implantação deste cronograma permite maior exploração e reflexão sobre o uso de conjunções. Concede-se um tempo adequado para a execução do caça-palavras e para o exercício de construção das frases contextualizadas, assegurando a consolidação do conteúdo abordado.

  • Aula 1: Introdução a conjunções e início do caça-palavras.
  • Aula 2: Conclusão do caça-palavras e elaboração de frases usando as conjunções.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em dois critérios principais: número de conjunções encontradas durante o caça-palavras e a qualidade/frase construída com tais conjunções. O primeiro critério visa medir a habilidade dos alunos em identificar conjunções corretamente, enquanto o segundo avalia sua capacidade de aplicá-las de forma coerente e contextualizada. Exemplos incluem frases que demonstram claramente a função da conjunção, como em 'Ela estudou bastante, porque queria passar no teste'. Frases serão revisadas a fim de analisar a adequação e a criatividade no uso das conjunções, engajando os alunos em discussões que promovam o aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução bem-sucedida da atividade, utiliza-se uma combinação de materiais impressos e digitais. O uso de um mural pode ser uma alternativa eficaz para fixar tabelas de caça-palavras de forma facilmente visível para todos. Recursos digitais podem ser utilizados para a criação personalizada das tabelas e avaliação das respostas, enriquecendo o processo pedagógico.

  • Tabelas de caça-palavras impressas.
  • Quadro ou mural para exibição dos resultados.
  • Materiais para escrita (lápis e papéis).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo