Parágrafo Mágico

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura textual e coesão

Na atividade 'Parágrafo Mágico', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para trabalharem com narrativas curtas e embaralhadas. O objetivo é que os alunos utilizem suas habilidades de leitura e compreensão para reorganizar os parágrafos de forma coerente, respeitando as normas gráficas. Essa experiência prática e colaborativa visa desenvolver a competência em construir textos coerentes, atentos à lógica narrativa e à coesão textual. Através da técnica de Atividade Mão-na-massa, os alunos discutirão entre si, reforçando o espírito de equipe e a capacidade de argumentação enquanto recriam a história proposta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Parágrafo Mágico' visam desenvolver nos alunos a capacidade de organizar textos em unidades de sentido, o que envolve compreender a função de cada parágrafo na narrativa e sua relação com o todo. Os alunos também serão estimulados a opinar e discutir sobre suas escolhas, promovendo uma visão crítica e responsável sobre o texto. Por fim, a atividade reforça a leitura e compreensão de narrativas ficcionais, permitindo que os alunos explorem os elementos básicos da estrutura narrativa.

  • Desenvolver a habilidade de sequenciar parágrafos para formar uma narrativa coerente.
  • Estimular a capacidade de argumentação e defesa de ponto de vista.
  • Promover a compreensão das estruturas narrativas ficcionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o desenvolvimento da capacidade de estruturar narrativas coerentes e lógicas. Os alunos trabalham para identificar a funcionalidade de cada parágrafo na composição textual e aplicar normas gráficas corretamente no processo de reestruturação. Esses aspectos favorecem a prática da linguagem escrita, incentivando a claridade e a organização na formação textual.

  • Estrutura e coesão do texto.
  • Normas gráficas de parágrafo.
  • Elementos da narrativa: enredo, tempo, espaço e personagens.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade 'Parágrafo Mágico' segue os princípios da abordagem Atividade Mão-na-massa, que incentiva o aprendizado ativo e centralizado no aluno. A dinâmica de grupo promove a troca de ideias e a colaboração, fortalecendo não apenas as habilidades linguísticas, mas também sociais. A reestruturação prática de textos encoraja os alunos a aplicar o conhecimento teórico em um cenário realista e motivador.

  • Divisão dos alunos em grupos para colaboração.
  • Utilização da técnica Atividade Mão-na-massa.
  • Discussão e reorganização prática de narrativas curtas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está delineado para ser concluído em uma única sessão de 60 minutos. Durante este tempo, os alunos serão introduzidos à tarefa e terão espaço para discussão e execução prática. O tempo foi calculado para permitir um aprofundamento adequado, garantindo a participação ativa de todos os alunos em cada fase da atividade.

  • Aula única de 60 minutos para apresentação, discussão e reestruturação da narrativa.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma qualitativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a interação em grupo e a capacidade de reorganizar a narrativa coerentemente. Serão observados os argumentos apresentados pelos alunos ao defenderem suas escolhas ao reorganizar os parágrafos. Exemplos de avaliações incluem a capacidade dos alunos de explicar suas estratégias de organização e de participar construtivamente em discussões. O professor deverá prestar atenção no desenvolvimento da compreensão da estrutura narrativa e no uso correto de normas gráficas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Parágrafo Mágico', serão necessários diversos materiais e recursos que facilitarão o entendimento e a prática dos alunos. A utilização de histórias impressas embaralhadas criará uma experiência tangível para os alunos, enquanto papéis e canetas permitirão uma reescrita prática e visualização das estruturas narrativas. Tais recursos auxiliam na compreensão e na aplicação dos conhecimentos adquiridos de forma concreta.

  • Histórias curtas embaralhadas, impressas em papel.
  • Papéis em branco e canetas para reescrita.
  • Quadro branco e marcadores para apresentação e discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo