Roda dos Curiosos

Desenvolvida por: Ana Lu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e suas Tecnologias
Temática: Desenvolvimento da Curiosidade e Diálogo

Nesta atividade, intitulada 'Roda dos Curiosos', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica interativa onde, após a apresentação de um tópico pelo professor, cada aluno deverá formular perguntas relacionadas ao tema. Esta atividade tem o propósito de estimular a curiosidade dos alunos e promover a atenção às falas de seus colegas. Ao final das perguntas, o professor, junto com a turma, discutirá as respostas dadas, assegurando que todos compreendam e participem ativamente do debate. Este formato incentiva a prática da escuta ativa, a formulação de perguntas críticas e o envolvimento em discussões coletivas, habilidades indispensáveis para o desenvolvimento pleno dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa fortalecer a habilidade de os estudantes escutarem atentamente, sintetizarem informações e participarem ativamente de debates, formulando perguntas pertinentes ao tema discutido. Neste sentido, a atividade não só aprimora a comunicação verbal, mas também promove a confiança dos alunos em apresentar suas próprias questões e ideias durante uma discussão.

  • Estimular a curiosidade dos alunos.
  • Praticar a escuta ativa.
  • Fomentar a formulação de perguntas críticas.
  • Promover a participação em discussões coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a prática de escuta ativa, o desenvolvimento da habilidade de formular perguntas e a participação em interações orais. Esses elementos são essenciais para que os alunos compreendam diferentes gêneros discursivos e contextos comunicativos, favorecendo a aquisição de competências linguísticas fundamentais.

  • Prática de escuta ativa.
  • Formulação de perguntas.
  • Participação em interações orais.
  • Compreensão de diferentes gêneros discursivos.

Metodologia

A metodologia adotada na 'Roda dos Curiosos' será centrada em dinâmicas interativas e participativas, que incentivam os alunos a se envolverem ativamente. O professor agirá como mediador, guiando a discussão, clarificando dúvidas e assegurando que cada aluno tenha a oportunidade de se expressar. A prática da escuta ativa será fundamental, já que os alunos precisarão prestar atenção detalhada às falas dos colegas para formular perguntas relevantes.

  • Dinâmicas interativas.
  • Participação ativa dos alunos.
  • Mediação do professor.
  • Prática de escuta ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à apresentação do tema e à formulação das perguntas pelos alunos. A segunda aula focará na discussão das respostas e no esclarecimento de dúvidas, proporcionando um espaço para reflexão coletiva.

  • Aula 1: Apresentação do tema e formulação de perguntas.
  • Aula 2: Discussão das respostas e esclarecimento de dúvidas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação e na qualidade das perguntas formuladas, bem como na capacidade de responder e discutir coletivamente. Os critérios incluirão: o nível de envolvimento durante a atividade, a relevância e clareza das perguntas feitas, a atenção às perguntas dos colegas, e a participação na discussão das respostas. Por exemplo, um aluno que faz perguntas claras e demonstra compreensão ao responder aos colegas será reconhecido por seu desempenho. Um sistema de observação contínua e feedback será adotado para apoiar o crescimento dos alunos nessas áreas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais que facilitem a organização e o desenvolvimento da dinâmica, além de ferramentas para apoiar a discussão em sala de aula. O planejamento dos recursos visa assegurar que os materiais sejam facilmente acessíveis e adequados ao contexto do 5º ano.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Fichas para anotações.
  • Material de apoio (se necessário).
  • Dispositivos de áudio para gravação (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo