A Grande Leitura Compartilhada

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Diversidade e Identidade]

[A atividade 'A Grande Leitura Compartilhada' tem como objetivo promover a leitura colaborativa e discussão em sala de aula, com base no livro 'Meu crespo é de rainha'. A turma, composta por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, será dividida em grupos e cada grupo ficará responsável por ler e interpretar um trecho do livro. Após a leitura, um representante do grupo, o contador de histórias, fará a leitura em voz alta para os colegas. O professor guiará a discussão em grupo, focando em questões raciais, diversidade e aceitação dos diferentes tipos de cabelo. Esta vivência coletiva visa não só a construção do conhecimento literário, mas também a valorização da identidade e a integração social dos alunos. A confiança na leitura em público e a habilidade de expressar pensamentos são metas dessa atividade, além da compreensão da mensagem geral do texto.]

Objetivos de Aprendizagem

[Nesta atividade, os alunos desenvolverão habilidades de leitura, interpretação e discussão em grupo, fortalecendo a confiança para a leitura em voz alta. A proposta é proporcionar um ambiente seguro e estimulante que encoraje os alunos a expressarem seus pensamentos e ideias. Ao explorar temas de diversidade e identidade, pretende-se enriquecer o vocabulário e a capacidade crítica dos alunos, integrando diferentes perspectivas culturais ao aprendizado.]

  • [Promover a leitura colaborativa e interpretação de textos narrativo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático da atividade gira em torno da literatura infantil e da discussão de suas narrativas na construção da identidade e reconhecimento da diversidade. Com o foco na leitura e interpretação de textos, os alunos serão desafiados a entender a relevância cultural e social das obras literárias, desenvolvendo um olhar crítico e sensível às questões raciais.]

  • [Leitura e interpretação de trechos do livro 'Meu crespo é de rainha

Metodologia

[A metodologia aplicada nesta atividade inclui a divisão de alunos em grupos para promover interação e colaboração. Leitura em voz alta pelo 'contador de histórias' visa melhorar a fluência e a confiança dos participantes. As discussões orientadas pelo professor têm o intuito de estimular o pensamento crítico e a expressão individual. Utilizar diferentes partes do livro para os grupos permite uma leitura rica e variada da obra.]

  • [Divisão em grupos para leitura colaborativ

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, visando uma execução eficaz e bem estruturada. A primeira aula contempla a introdução do livro e a formação dos grupos, enquanto a segunda aula é dedicada à leitura, apresentações e discussões em classe. Tempo suficiente é alocado para cada parte, assegurando uma experiência de aprendizagem completa.]

  • [Aula 1: Introdução ao livro, formação de grupos e leitura preparatória (60 minutos

Avaliação

[A avaliação dos alunos será qualitativa, baseada na participação ativa e no envolvimento durante as leituras e discussões. Os alunos serão avaliados por sua capacidade de trabalhar em grupo, sua desenvoltura na leitura em voz alta e nas contribuições feitas durante os debates. Exemplos de critérios incluem a clareza e confiança na leitura, o entendimento do trecho lido, a habilidade de identificar a ideia central, e a capacidade de discussão sobre as questões de identidade e diversidade apresentadas no texto. Feedbacks positivos e construtivos serão fornecidos para reforçar o aprendizado.]

Materiais e ferramentas:

[Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que facilitem o acesso ao conteúdo do livro 'Meu crespo é de rainha'. O professor precisa garantir que todos os alunos tenham acesso ao texto, de preferência em versões físicas ou digitais. Materiais de apoio, como quadros ou cartazes, podem ajudar a guiar as discussões e visualmente reforçar os conceitos abordados.]

  • [Exemplares do livro 'Meu crespo é de rainha

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo