Edição de Tirinhas Misteriosas

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Criação, Revisão e Edição de Tirinhas Misteriosas]

A atividade 'Edição de Tirinhas Misteriosas' destina-se a estimular a criatividade e habilidade textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos criarão uma sequência de tirinhas baseadas em enredos de mistério, integrando elementos de ironia e humor. Essa prática se concentra no desenvolvimento da narrativa de suspense, permitindo que os alunos ilustrem suas histórias para expressar conotações humorísticas ou críticas. A revisitação do texto em duplas promove o debate sobre o gênero textual e o uso da norma culta, enriquecendo o entendimento e apreciação do contexto narrativo e linguístico das tirinhas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento das capacidades de interpretação textual e criatividade dos alunos. Pretende-se que cada aluno compreenda a estrutura de uma narrativa curta e exerça habilidades críticas ao integrar mistério com elementos humorísticos. A dupla responsável por revisar a tirinha de outrem deverá identificar a crítica ou humor presentes e discutir as opções linguísticas utilizando a norma culta. Esta prática fomenta não apenas a competência linguística, mas também a habilidade de colaboração e comunicação entre pares, essenciais para o desenvolvimento acadêmico.

  • Estimular a habilidade narrativa dos alunos ao criar histórias de mistério.
  • Aprimorar a capacidade crítica e humorística ao desenvolver e revisar tirinhas.
  • Promover a edição colaborativa enfatizando o uso da norma culta.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a compreensão do gênero textual das tirinhas, características do mistério na literatura, e o uso de recursos estilísticos como humor e ironia. Os alunos também explorarão o desenho e a ilustração como métodos de comunicação, enquanto que a prática de edição permitirá a reflexão sobre o emprego da norma culta em material textual e ilustrativo.

  • Gênero textual: tirinhas.
  • Elementos da narrativa de mistério.
  • Uso de ironia e humor em textos.
  • Técnicas básicas de ilustração.
  • Revisão e edição de texto e imagem.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve uma abordagem prática e interativa, promovendo a criação individual seguida de revisão em pares. Inicia-se com a discussão conceitual sobre tirinhas e o gênero de mistério. Os alunos executarão a atividade prática de elaboração das tirinhas, sendo encorajados a integrar propostas de humor ou crítica através dos textos e ilustrações. A fase de revisão em duplas serve como oportunidade para o feedback construtivo e o aprimoramento das habilidades discursivas, enquanto que a interação coletiva amplia a percepção sobre a diversidade de interpretações dentro de um mesmo gênero.

  • Discussões conceituais sobre o gênero textual tirinhas.
  • Atividade prática de criação e ilustração de tirinhas.
  • Revisão e edição em duplas.
  • Feedback coletivo e discussões em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos compreenderão o gênero textual e darão início à criação das suas próprias tirinhas. Na segunda sessão, a ênfase será na revisão e edição em duplas, finalizando com uma discussão coletiva onde as tirinhas poderão ser apresentadas e discutidas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e criação das tirinhas (60 minutos).
  • Aula 2: Revisão, edição em duplas e discussão coletiva (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e qualitativa, considerando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento das habilidades criativas e críticas ao longo da atividade. Serão avaliados a originalidade e coerência do enredo, a adequação do humor ou ironia utilizados, e o uso correto da norma culta na revisão textual. Alunos que demonstrarem progresso significativo na técnica de ilustração também receberão mérito. Exemplos de bom desempenho incluem a capacidade de criar uma narrativa envolvente que respeite as características do gênero e a habilidade de colaborar efetivamente com o colega durante a revisão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de escrita e desenho, como papel, lápis, borrachas e lápis de cor, além de acesso a meios digitais se possível, para edições finais. Será útil dispor de exemplos de tirinhas e quadrinhos para melhor elucidar as expectativas em torno da atividade e estimular a inspiração dos alunos.

  • Papel e lápis para a criação das tirinhas.
  • Materiais de desenho como lápis de cor ou canetas.
  • Acesso a editores digitais, se disponível.
  • Exemplos de tirinhas e quadrinhos.

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