A proposta do Clube do Livro Digital é criar um espaço onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio possam escolher, ler e discutir obras de autores brasileiros contemporâneos. A atividade visa fomentar a leitura crítica e a apreciação literária, promovendo discussões sobre o contexto socioeconômico e cultural das obras, estilos narrativos dos autores e como estas obras se relacionam com o cenário literário atual. Através das discussões em grupo, espera-se incentivar o pensamento crítico, a habilidade de argumentação, e a capacidade de expressar ideias e opiniões embasadas em argumentos consistentes. Essa abordagem participativa tem o intuito de fortificar a conexão dos alunos com a literatura brasileira contemporânea, destacando sua relevância e impacto nos dias atuais.
Os Objetivos de Aprendizagem buscam desenvolver no estudante a capacidade de analisar criticamente textos literários, reconhecendo os diferentes contextos e estilos de autores contemporâneos. Os alunos serão incentivados a exercitar a argumentação, dialogando e compartilhando suas percepções sobre as leituras, desenvolvendo também sua habilidade de escuta ativa e mediando discussões de forma colaborativa. Além disso, espera-se que os alunos ampliem seu repertório cultural e literário, ao se debruçarem sobre produções atuais que refletem a sociedade contemporânea.
O Conteúdo Programático do Clube do Livro Digital envolve a exploração de obras literárias de autores brasileiros contemporâneos, abrangendo diversos gêneros como romance, conto, poesia e crônica. Este programa está estruturado para facilitar a compreensão dos contextos de produção e recepção dessas obras literárias, oferecendo aos alunos uma visão ampla dos estilos narrativos e temáticas abordadas pelos escritores atuais. Através de atividades e discussões, os estudantes são convidados a analisar criticamente cada obra, estabelecendo conexões com questões sociais, culturais e políticas.
A metodologia adotada neste plano de aula é centrada na aprendizagem colaborativa e no protagonismo dos alunos. Iniciando com a seleção democrática de uma obra para leitura, o processo continua com encontros em que ocorrem discussões e debates guiados sobre o livro escolhido. Este formato permite que os alunos compartilhem sua interpretação pessoal e analisem as diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas. A mediação docente será essencial para garantir a fluidez das discussões, promovendo um ambiente de respeito e troca intelectual.
O Cronograma da atividade está planejado para ser realizado em duas aulas de 30 minutos cada, totalizando uma hora de carga horária. Na primeira aula, os alunos dedicarão os 30 minutos iniciais para apresentar a obra escolhida e iniciar as primeiras impressões. A segunda aula será dedicada aos 30 minutos restantes para uma discussão aprofundada sobre os estilos e contextos, além da relevância da obra no cenário atual.
A avaliação dos alunos será processual, considerando tanto as contribuições individuais quanto a participação nas discussões coletivas. Será incentivada a elaboração de uma reflexão escrita ao final da atividade, onde os alunos devem esboçar suas análises literárias sobre a obra discutida. Critérios de avaliação incluem a capacidade de argumentação, a pertinência das colocações durante a discussão, e a coerência na reflexão escrita. Como exemplo, um aluno que apresente argumentos consistentes e demonstre engajamento no debate recebe uma avaliação positiva, enquanto um aluno que não contribua para a discussão, ou falhe em substanciar suas afirmações, terá seus desafios discutidos e orientados para melhorias.
Os Recursos necessários para a realização da atividade incluem acesso a versões digitais dos livros, plataformas de discussão online e recursos audiovisuais que possam complementar a leitura, como entrevistas com autores. Estas ferramentas serão essenciais para enriquecer o debate e proporcionar aos alunos diferentes meios de interação com a obra.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula