Esta aula tem como propósito engajar alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma atividade prática de escrita e oralidade em inglês, promovendo o pensamento crítico sobre sustentabilidade. Os estudantes irão criar um diário narrativo em inglês, detalhando uma semana cheia de práticas ecológicas incorporadas ao seu dia a dia. Após realizar uma pesquisa preliminar sobre hábitos sustentáveis, cada aluno descreverá suas atividades diárias, usando vocabulário específico aprendido anteriormente. Ao final do período, as narrativas serão compartilhadas em dinâmicas de grupo, estimulando a troca de experiências e reflexões acerca das práticas sustentáveis descritas.
Os objetivos de aprendizagem desta aula visam aprimorar a habilidade dos alunos em expressar suas ideias em inglês de forma escrita e oral, ao mesmo tempo que incentivam a reflexão sobre suas práticas de vida sustentável. A atividade não só reforça o uso de vocabulário e estruturas gramaticais específicas da língua inglesa, mas também busca conscientizar os estudantes sobre a importância de adotar hábitos ecológicos. Almeja-se, portanto, que os alunos desenvolvam competências linguísticas e socioemocionais, potencializando a interculturalidade e o pensamento crítico em relação a temas de relevância global.
O conteúdo programático desta aula abrange temas associados à sustentabilidade e à comunicação eficiente em inglês. Ao investigar práticas ecológicas, os alunos serão expostos a um conjunto diversificado de vocabulário e expressões idiomáticas que fortalecerão sua fluência e competência comunicativa. Além disso, ao escrever e compartilhar suas narrativas, eles exercitarão a habilidade de refletir e argumentar sobre seus processos e escolhas pessoais, vivenciando o papel de agentes transformadores em suas respectivas comunidades.
O método de ensino adotado na atividade promove um aprendizado ativo e participativo, equilibrando a teoria e a prática. A introdução ao tema será feita através de pesquisa e análise crítica de práticas sustentáveis, que servirão de base para a elaboração dos diários. A prática da escrita em inglês será intercalada com dinâmicas de leitura em grupo, permitindo aos alunos revisar e aprimorar seus textos. As apresentações finais em grupo ou duplas possibilitarão que os estudantes realimentem o processo de aprendizagem através do feedback colaborativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à pesquisa e planejamento dos seus diários, enquanto a segunda aula será focada na escrita, revisão e compartilhamento das narrativas. Essa organização temporal garante que todos os elementos da atividade sejam contemplados adequadamente, preparando os alunos não só linguísticamente, mas também para refletir sobre sua ação individual e coletiva na sustentabilidade.
A avaliação será baseada em critérios que abarcam tanto a qualidade do conteúdo, quanto a clareza e coesão da comunicação escrita e oral. Os alunos deverão demonstrar uso adequado do vocabulário específico aprendido, além de apresentar criatividade e reflexividade na construção das narrativas. Durante as apresentações, terão sua fluência e expressividade oral avaliadas através de uma rubrica que incluirá aspectos de pronúncia, confiança e interação com o público. Feedbacks qualitativos serão fornecidos para promover o desenvolvimento contínuo das habilidades além do escopo da tarefa.
Os materiais e recursos escolhidos para esta atividade buscam facilitar um ambiente de aprendizado interativo e imersivo que estimule a criatividade e a reflexão. Desde documentos impressos com vocabulário específico até ferramentas digitais para pesquisa, todos foram selecionados tendo em mente a necessidade de conectar os alunos a um vasto leque de informações e oportunidades para expressão pessoal. Assim, promovemos um contexto de ensino adaptável e dinâmico.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula