Poetas Sustentáveis em Ação

Desenvolvida por: Leoci … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Sustentabilidade e Criatividade

Esta atividade busca integrar conhecimentos sobre sustentabilidade ambiental com a expressão poética. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos são expostos a material de referência sobre ecologia em casa, através de vídeos e artigos. Em sala, participam de oficinas de criação poética, aplicando o conhecimento adquirido previamente. A meta é utilizar a poesia como veículo de sensibilização e reflexão sobre questões ambientais, promovendo uma atitude crítica e criativa. As produções finais são compartilhadas em plataformas digitais, incentivando a retroalimentação positiva entre pares e a exploração de diferentes estilos poéticos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver a habilidade de expressão criativa dos alunos, promovendo a sensibilização para a importância da sustentabilidade. Ao explorar conceitos de ecologia, os alunos fortalecem sua compreensão contextual e interdisciplinar, incentivando a discussão crítica sobre práticas sustentáveis. A atividade busca ampliar a compreensão dos estudantes sobre o impacto humano no meio ambiente e a capacidade de utilizar a linguagem poética como meio de intervenção social.

  • Sensibilizar os alunos sobre questões ambientais através da poesia.
  • Promover a criatividade na escrita poética.
  • Fortalecer a compreensão sobre sustentabilidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange temas interdisciplinares, unindo literatura e ecologia. A exploração de diferentes estilos poéticos visa enriquecer o repertório dos alunos, promovendo a experimentação criativa. O uso da arte poética para abordar questões ambientais incentiva os alunos a explorar textos multissemióticos e a integrar conhecimentos adquiridos de maneira significativa.

  • Conceitos de sustentabilidade ambiental.
  • Elementos da escrita poética.
  • Estilos e formas poéticas.
  • Integridade textural e coesão.

Metodologia

A proposta utiliza a Sala de Aula Invertida para favorecer a assimilação dos conteúdos fora do ambiente escolar, maximizando o estágio de produção criativa em sala. As oficinas presenciais são focadas no trabalho colaborativo e na experimentação de estilos poéticos, enriquecendo a interação e o feedback entre pares. Essa metodologia proporciona um ambiente dinâmico de aprendizagem, valorizando a autonomia e a iniciativa dos estudantes.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Oficinas criativas de poesia.
  • Discussões em grupo.
  • Publicação em plataformas digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é distribuído de forma a proporcionar um fluxo contínuo de aprendizado, da preparação em casa à culminação em sala de aula. As oficinas práticas inicialmente se concentram na absorção de conhecimento básico de sustentabilidade e evolução para a expressão poética, assegurando que os alunos tenham tanto a compreensão necessária quanto o tempo para a produção e reflexão.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e apresentação dos materiais para estudo individual.
  • Aula 2: Discussão sobre sustentabilidade com base em material prévio.
  • Aula 3: Oficina de escrita poética - Introdução (exploração de estilos).
  • Aula 4: Oficina de escrita poética - Desenvolvimento (prática individual).
  • Aula 5: Oficina de escrita poética - Colaboração (trabalho em grupo).
  • Aula 6: Revisão e finalização dos poemas.
  • Aula 7: Apresentação dos poemas na plataforma digital.
  • Aula 8: Feedback entre pares e autoavaliação.
  • Aula 9: Reflexão sobre o impacto do tema nos poemas.

Avaliação

A avaliação se baseará em três pilares principais: a participação ativa nas oficinas, a qualidade criativa e técnica dos poemas produzidos, e a capacidade de fornecer e receber feedback reflexivo. Os alunos serão encorajados a participar em discussões em grupo e a demonstrar o engajamento com o tema proposto, e suas produções poéticas serão analisadas quanto à coesão textual, originalidade e relevo da temática ambiental. Exemplos incluem a avaliação da pertinência do conteúdo dos poemas em relação ao tema ambiental e a habilidade demostrada na utilização de elementos poéticos discutidos nas oficinas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos são escolhidos para garantir que os alunos tenham acesso a informações relevantes e a plataformas adequadas para criar e compartilhar suas obras. A utilização de tecnologias digitais facilitará a publicação e o confronto de ideias através do feedback, propiciando um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Plataforma digital de compartilhamento de poemas.
  • Vídeos e artigos sobre sustentabilidade.
  • Materiais de apoio sobre estilos e formas poéticas.
  • Ferramentas de edição de texto.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo