Laboratório de Criatividade Industrial

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Revolução Industrial

O Laboratório de Criatividade Industrial é uma atividade pedagógica prática voltada para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Neste projeto, os alunos trabalharão em grupos para criar modelos de invenções utilizando materiais recicláveis, inspiradas na Revolução Industrial. O objetivo é estimular a compreensão crítica do papel dessas invenções na sociedade da época, além de fomentar a criatividade e o cooperativismo. Durante a atividade, os alunos devem contextualizar a importância histórica de sua invenção e discutir seus impactos sociais, econômicos e tecnológicos. Essa abordagem prática e colaborativa incentiva os alunos a refletirem sobre o progresso tecnológico e os conceitos de modernidade e cooperativismo, aprofundando sua compreensão acerca do desenvolvimento histórico.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem buscam imergir os alunos em um ambiente de experimentação e análise crítica, onde por meio da interação prática com o conteúdo possam absorver e analisar os impactos das inovações tecnológicas decorrentes da Revolução Industrial. Isso os ajuda a estabelecer conexões entre o desenvolvimento histórico e os desafios atuais, especialmente em termos de modernidade e colaboração. A atividade visa também desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar a importância e os efeitos de suas invenções.

  • Compreender o impacto das invenções da Revolução Industrial na sociedade.
  • Estimular o pensamento crítico sobre o avanço tecnológico e suas implicações.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a criatividade na elaboração de projetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático da atividade abarca temas fundamentais da Revolução Industrial, integrando-os com os conceitos de modernidade e cooperativismo, através de práticas interativas e investigativas. O programa visa estimular o debate e a análise crítica dos efeitos do progresso tecnológico, concessionando aos alunos uma visão abrangente da evolução histórica e seu reflexo nas transformações sociais e econômicas.

  • A Revolução Industrial e seu impacto na sociedade.
  • Invenções e tecnologias da época.
  • Conceitos de modernidade e cooperativismo.

Metodologia

As metodologias adotadas buscam proporcionar um ambiente dinâmico e participativo, através de atividades práticas que privilegiem a criatividade e o trabalho em equipe. Ao aplicar a aprendizagem ativa, os alunos são incentivados a explorar e construir conhecimento de forma colaborativa e contextual, permitindo maior engajamento e compreensão crítica dos conteúdos abordados.

  • Aprendizagem ativa com construção de modelos.
  • Trabalho em grupo para fomentar a colaboração.
  • Apresentação oral para desenvolver habilidades de comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está desenhado para conduzir os alunos por uma jornada de descoberta e reflexão ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Cada sessão é planejada para oferecer um equilíbrio entre instrução, criação e discussão, permitindo uma exploração profunda e interativa dos temas abordados.

  • Aula 1: Introdução à Revolução Industrial e formação dos grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento dos modelos de invenções utilizando materiais recicláveis.
  • Aula 3: Apresentação dos projetos e discussão sobre seus impactos históricos.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios de criatividade, contextualização histórica, trabalho em equipe e apresentação. Durante as apresentações, os alunos serão avaliados pelo conteúdo histórico abordado, a originalidade na criação do modelo e a capacidade de trabalhar em grupo. Exemplos específicos incluem a análise da capacidade dos alunos de explicar a influência da invenção na sociedade da época e como colaboraram com seus colegas durante o processo de construção.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais recicláveis que facilitarão a construção dos modelos, além de materiais de apoio histórico e tecnológicos para a pesquisa e criação dos projetos. Tais recursos são fundamentais para subsidiar o ambiente de aprendizagem proposto e estimular a inovação e o raciocínio crítico.

  • Materiais recicláveis (papelão, garrafas PET, etc.).
  • Materiais de pesquisa (livros de história, acesso à internet).
  • Equipamento audiovisual para apresentação dos trabalhos.

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