Jornada Sustentável: Saída de Campo

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Preservação Ambiental]

Nesta aula, intitulada 'Jornada Sustentável: Saída de Campo', os alunos do 1º ano do Ensino Médio participarão de uma saída de campo a um parque ou reserva local. O propósito desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão prática e interativa sobre a ecologia local, promovendo a conscientização ambiental. Através das observações de campo, guiadas por um especialista em ecologia, os alunos aprenderão sobre a fauna e flora da região e discutirão a importância da preservação ambiental em um contexto real. Outra intenção é incentivar os alunos a desenvolver habilidades críticas ao redigirem um texto dissertativo-argumentativo, onde se posicionarão em relação às práticas de preservação observadas, integrando conhecimentos teóricos à prática vivenciada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula são fundamentais para desenvolver a consciência crítica e a responsabilidade ambiental dos alunos. O objetivo principal é que os estudantes compreendam a importância da preservação ambiental através de uma vivência prática, conectando teoria e prática de maneira significativa. Eles também são encorajados a expressar suas interpretações e posicionamentos críticos por meio da produção escrita, incentivando habilidades de comunicação e argumentação.

  • Compreender a importância da preservação ambiental através da observação prática.
  • Desenvolver habilidades críticas de análise e expressão escrita sobre questões ecológicas.
  • Incentivar a reflexão sobre práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG304: Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será cuidadosamente integrado para potencializar a experiência de aprendizagem prática e reflexiva dos alunos. Iniciaremos abordando conceitos fundamentais de ecologia e biodiversidade relacionados ao ambiente visitado. Em seguida, destacaremos a importância do registro de observações, complementando com discussões sobre questões ambientais locais e globais, visando a construção de um olhar crítico e a elaboração de posicionamentos reflexivos sobre a preservação ambiental.

  • Conceitos básicos de ecologia e biodiversidade.
  • Importância do registro de observações de campo.
  • Discussão de práticas de preservação ambiental.
  • Reflexão sobre questões ambientais locais e globais.

Metodologia

Para esta atividade, será aplicada uma metodologia ativa que promoverá a interação dos alunos com o ambiente real e o especialista em ecologia. A saída de campo será uma experiência participativa onde os estudantes, com orientação do especialista, realizarão observações diretas e registrarão suas impressões. O ato de escrever um diário de campo estimulará a reflexão contínua das observações vivenciadas. Por fim, a elaboração de um texto crítico servirá como uma atividade de consolidação, onde os alunos poderão articular suas experiências e conhecimentos adquiridos.

  • Saída de campo com orientação de um especialista.
  • Atividade prática de registro em diário de campo.
  • Produção de texto crítico-reflexivo individual.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta aula prática será dividido em duas sessões de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à saída de campo propriamente dita, onde os alunos poderão realizar observações guiadas e registrar suas impressões. Na segunda aula, ao retornarem à sala de aula, os alunos participarão de um debate reflexivo sobre a experiência, seguido da organização e elaboração do texto crítico final, com apoio do professor para eventuais revisões.

  • Aula 1: Saída de campo e registro no diário.
  • Aula 2: Discussão reflexiva e elaboração do texto.

Avaliação

A avaliação será composta por duas partes principais: o diário de campo e o texto crítico. O diário será avaliado pela completude das anotações, originalidade das observações e a capacidade do aluno de identificar pontos-chave do passeio. Já o texto crítico será avaliado com base em critérios como a clareza da argumentação, coesão e coerência textual, além da capacidade do aluno de se posicionar criticamente sobre as práticas de preservação discutidas durante a saída de campo. Exemplos de boas práticas serão analisados em sala de aula, incentivando os alunos a revisar suas produções com base nos critérios apresentados. A participação ativa durante a experiência de campo e a discussão em sala também serão levadas em conta para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Diversos recursos serão utilizados para enriquecer a atividade e facilitar a aprendizagem dos alunos. Será disponibilizado um diário de campo para registros pessoais durante a visita, além de materiais de consulta que permitirão aos alunos aprofundarem suas observações. O especialista em ecologia trará uma abordagem prática e viabilizará a exploração direta do tema. Na sala de aula, o uso de projetores e acesso à internet será necessário para pesquisas e revisão dos textos.

  • Diário de campo para registros.
  • Materiais de consulta sobre ecologia.
  • Especialista em ecologia para orientação.
  • Projetor e acesso à internet na aula de retorno.

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