Leitura Colorida

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem Oral e Escrita
Temática: Interpretação e Criatividade através da Leitura

A atividade Leitura Colorida tem como objetivo explorar a interpretação oral, a criatividade e a capacidade de expressão artística dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão incentivados a ler em casa um pequeno texto poético, como parlendas ou trava-línguas, e a destacar palavras que considerem engraçadas ou interessantes. Durante a aula, compartilharão suas leituras com os colegas, exercitando a comunicação oral e a habilidade de prestar atenção ao colega. Posteriormente, utilizarão essa inspiração para criar ilustrações coloridas que representem o texto lido, promovendo a conexão entre interpretação textual e expressão artística. A atividade culmina com cada aluno apresentando sua ilustração à turma, explicando como ela se relaciona com o texto, o que promove o desenvolvimento da capacidade de socialização e a compreensão ampliada do conteúdo lido. Esta atividade é pensada para estimular o gosto pela leitura, a expressão pessoal e o respeito à expressão alheia através de metodologias ativas e participativas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nas crianças a fluência leitora e a compreensão textual de uma forma lúdica e estimulante. Através da leitura de pequenas peças poéticas, é possível aprimorar a habilidade de localizar informações e desenvolver a percepção das estruturas e intencionalidades dos textos. Além disso, o projeto incentiva a expressão artística como uma forma de representação das ideias, sentimentos e interpretações próprias, favorecendo tanto a expressão individual quanto a interpretação colaborativa. Outro aspecto importante é fomentar a confiança dos alunos em compartilhar suas ideias e arte com os outros, reforçando assim habilidades sociais e de comunicação. O método ensina as crianças a representar visualmente suas interpretações, um passo importante na alfabetização visual e no letramento crítico, ampliando suas formas de expressão.

  • Estimular a leitura de textos poéticos como parlendas e trava-línguas.
  • Desenvolver a capacidade de identificar palavras interessantes ou engraçadas.
  • Promover habilidades de interpretação e criatividade através da ilustração.
  • Fomentar a socialização e a comunicação por meio da apresentação das ilustrações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Leitura Colorida é cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência rica e integrada que entrelaça a leitura com a expressão artística. Iniciamos o conteúdo programático destacando a importância dos textos poéticos no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. A escolha específica de gêneros textuais curtos e ritmados, como parlendas e trava-línguas, propicia um envolvimento rápido e eficaz com a linguagem verbal. Esses textos são explorados não somente do ponto de vista da leitura, mas também quanto à sua estrutura, ritmo e função social dentro do cotidiano. Em sequência, focamos na relação entre texto e imagem, incentivando que a leitura inspire a criatividade artística dos alunos. Esta metodologia não só trabalha a compreensão textual, mas também contribui para a formação de um leitor crítico e consciente das múltiplas expressões do texto.

  • Identificação e leitura de parlendas e trava-línguas.
  • Discussão sobre palavras engraçadas ou interessantes encontradas no texto.
  • Criação de ilustrações baseadas na interpretação do texto lido.
  • Apresentação da ilustração e explicação das escolhas artísticas.

Metodologia

A metodologia da atividade é projetada para estimular níveis múltiplos de aprendizado: cognitivo, social e emocional. A prática inicia-se com a leitura domiciliar de textos breves e poéticos, os quais são oportunos para crianças pequenas por causa de sua cadência e repetição. Durante a aula, a fala construtiva e o compartilhamento de ideias entre pares criam um ambiente de aprendizado colaborativo saudável. A atividade de ilustração oferece um espaço aberto de criação onde as crianças podem expressar sua interpretação de maneira visual, o que é particularmente benéfico para alunos com diferentes tipos de inteligência, como a visual-espacial. Esta prática pedagógica se ancora nas teorias de aprendizado ativo, onde os alunos são protagonistas do seu próprio processo, com o professor agindo como mediador e facilitador do desenvolvimento.

  • Leitura individual de textos poéticos em casa.
  • Compartilhamento e discussão em grupo durante a aula.
  • Criação de ilustrações que interpretem o texto.
  • Apresentação e discussão das ilustrações e suas interpretações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a execução da atividade é dividido em uma aula de 50 minutos que será conduzida de forma a garantir a participação ativa de cada aluno. O tempo é distribuído para permitir a leitura, partilha, construção criativa e apresentação dentro da carga horária planejada. O plano é ajustável para atender às necessidades do grupo, com flexibilidade para aprofundar a discussão ou a produção artística conforme o envolvimento dos alunos. Essa divisão organizada de tempo e tarefas assegura que cada fase da atividade seja contemplada eficientemente, permitindo também a adaptação de acordo com o progresso do grupo.

  • Momento 1: Recepção e introdução da atividade (5 minutos)
  • Momento 2: Compartilhamento de leituras e palavras destacadas (15 minutos)
  • Momento 3: Criação de ilustrações (20 minutos)
  • Momento 4: Apresentação das ilustrações e encerramento (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua e se dará por meio da observação e registro dos processos de participação e envolvimento de cada aluno durante a atividade. Em primeiro lugar, avaliaremos a capacidade dos alunos de ler e compartilhar as informações do texto, prestando atenção a como se expressam e se engajam na discussão. A sequência será avaliar a criatividade e a adequação da ilustração proposta, observando se contempla os aspectos ou temas discutidos durante a leitura. Durante as apresentações finais das ilustrações, será importante notar como cada aluno articula e relaciona sua produção artística com o texto lido, observando a capacidade de expressão oral e de síntese. Exemplos de avaliação podem incluir nota pelo empenho demonstrado ao explicar as palavras escolhidas, a criatividade e o simbolismo nas ilustrações, e a clareza na apresentação oral. Esses critérios somados auxiliam a oferecer feedbacks significativos aos estudantes, reforçando as habilidades desejadas pela atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são pensados para proporcionar suporte adequado à criatividade e ao aprendizado dos alunos. Basicamente, são necessários materiais que permitam tanto a leitura quanto a expressão artística, contribuindo para a plena execução das tarefas propostas. As ferramentas artísticas terão papel fundamental, permitindo que os discentes explorem suas interpretações de maneira direta e envolvente, além de auxiliar na fixação e no entendimento do conteúdo lido.

  • Livros com parlendas e trava-línguas.
  • Folhas de papel para desenho.
  • Lápis de cor, canetinhas e giz de cera para ilustração.
  • Quadro branco e canetões para anotações durante a aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo