Fato ou Fake?

Desenvolvida por: Solean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise crítica de informações e discernimento entre fato e opinião

A aula intitulada 'Fato ou Fake?' tem como propósito desenvolver nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a habilidade de identificar e diferenciar informações verídicas de opiniões ou distorções em manchetes de notícias. Através dessa atividade, realizada individualmente ou em grupos, busca-se incentivar a investigação e análise crítica por parte dos alunos, destacando a importância de um pensamento cético e investigativo no consumo de informações cotidianas. Os alunos receberão uma série de manchetes, algumas verdadeiras e outras fictícias, e deverão investigar a veracidade dos fatos, apresentando suas análises ao final da atividade. Esta tarefa não apenas aprimora habilidades de leitura crítica, mas também coloca em prática a capacidade de distinguir fatos de opiniões, em conformidade com os princípios da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Fato ou Fake?' visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre o papel do pensamento crítico na interpretação de informações. Ao aprender a diferenciar fatos de opiniões, os alunos desenvolvem a capacidade de avaliar criticamente notícias e informações apresentadas em diferentes formas de mídia. Além disso, esta atividade procura sensibilizar os alunos para a prática de questionar a veracidade das informações recebidas, promovendo um ambiente de aprendizado que foca na curiosidade intelectual e no ceticismo saudável. A experiência de análise irá equipar os estudantes com ferramentas para a checagem de fontes e validação de conteúdos, habilidades essenciais na atualidade.

  • Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica.
  • Aprender a distinguir informações verdadeiras de distorcidas ou opinativas.
  • Promover o pensamento crítico no consumo de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

Conteúdo Programático

No contexto do 6º ano, é fundamental que o conteúdo programático inclua a análise de textos jornalísticos e sua estrutura, proporcionando aos alunos ferramentas para a identificação de elementos como manchetes, corpo do texto e opiniões inseridas. A atividade fornece uma plataforma para discutir as diferenças entre tipos de textos e suas finalidades. A implementação do exercício permitirá que os alunos apliquem teorias em práticas, analisando criticamente diversas manchetes com a intenção de promover uma aprendizagem experiencial que foca na interpretação e avaliação da informação.

  • Estrutura de textos jornalísticos.
  • Identificação e diferenciação de opiniões e fatos.
  • Práticas de verificação de fontes.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade múltipla e interativa permite uma abordagem prática do tema, essencial para engajar os alunos na tarefa de análise crítica. A utilização de uma estratégia de investigação ativa, onde os estudantes investigam a veracidade das manchetes de forma individual ou em grupos, facilita a aprendizagem colaborativa e o debate entre pares. Ao final da atividade, a apresentação dos achados por cada aluno ou grupo estimula o compartilhamento de conhecimentos, enriquecendo a experiência educacional e promovendo um espaço para a discussão de metodologias de verificação de informações.

  • Investigação ativa e prática.
  • Trabalho individual ou em grupo.
  • Discussão e apresentação dos resultados.
  • Aprendizagem colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para se desenvolver ao longo de uma aula de 60 minutos, apesar de serem utilizadas duas sessões de 50 minutos devido ao planejamento escolar padrão. Na primeira parte da aula, os alunos são introduzidos à atividade e recebem as manchetes, iniciando sua investigação. A segunda sessão concentra-se no preparo das apresentações e nas discussões finais, proporcionando um tempo adequado para que cada grupo apresente e discuta suas conclusões com a turma.

  • Introdução e explicação da atividade; distribuição das manchetes - 25 minutos
  • Investigação individual ou em grupo - 25 minutos
  • Preparo das apresentações - 10 minutos
  • Apresentação e discussão das análises - 50 minutos

Avaliação

A avaliação dos alunos na atividade 'Fato ou Fake?' será composta de duas partes. Primeiramente, o processo de investigação será considerado, observando a capacidade de identificar elementos críticos nas manchetes e o uso de fontes para verificar a veracidade das notícias. Em segundo lugar, a apresentação dos resultados será avaliada pela clareza, coerência e capacidade de argumentação dos alunos ou grupos. Critérios específicos incluem a precisão das análises realizadas, a base lógica das conclusões apresentadas e a habilidade de responder perguntas do professor e dos colegas. Exemplos de uma análise bem-sucedida incluem a identificação correta de uma manchete como opinativa, com justificativas embasadas em evidências verificadas, ou a apresentação de um fato verdadeiro, corroborado por múltiplas fontes confiáveis.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem diversos meios que apoiarão alunos na execução da tarefa de forma eficiente e envolvente. Será necessário o uso de computadores ou tablets com acesso à internet para a verificação das informações em fontes confiáveis. Além disso, suporte visual como projetores ou lousas interativas podem ser utilizados para as apresentações finais, facilitando a comunicação das análises de cada grupo para a classe.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetores ou lousa interativa para apresentações.
  • Conjunto de manchetes para análise.

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