HQ Verde: Salvando a Natureza

Desenvolvida por: Edi Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa e Ciências]
Temática: [Sustentabilidade e Preservação Ambiental]

A atividade 'HQ Verde: Salvando a Natureza' tem como propósito incentivar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a explorarem a criatividade e desenvolverem um senso crítico sobre a importância da preservação ambiental. Em grupos, os alunos serão estimulados a discutir temas relacionados à sustentabilidade e a proteção do planeta, utilizando personagens criados por eles próprios para abordar e encontrar soluções para problemas ambientais. Os grupos irão combinar textos, imagens e elementos gráficos na criação de histórias em quadrinhos que transmitam mensagens sobre o cuidado com o meio ambiente. A proposta é favorecer a expressão verbal e não verbal dos alunos, ao mesmo tempo que os engaja em práticas sociais de leitura e escrita, fortalecendo competências importantes para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em promover habilidades de leitura, interpretação e produção textual, integrando elementos gráficos e visuais. A atividade visa estimular a reflexão crítica sobre questões ambientais, levando os alunos a identificar, planejar e criar narrativas que contemplem a função social da preservação ambiental.

  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade por meio da produção de histórias em quadrinhos.
  • Identificar e discutir problemas ambientais e suas possíveis soluções.
  • Aprimorar habilidades de leitura e escrita através da integração de imagens e texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é estruturado para permitir que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente através da expressão artística. A atividade abrange elementos de crítica social, leitura e produção de textos, além do desenvolvimento de habilidades de representação visual através das HQs.

  • Conceito de sustentabilidade e preservação ambiental.
  • Estrutura e elementos das histórias em quadrinhos.
  • Planejamento e desenvolvimento de personagens e narrativas.

Metodologia

A metodologia adotada baseia-se na exploração e na prática criativa através da metodologia mão-na-massa. Os alunos serão divididos em grupos para fomentar o trabalho colaborativo e a troca de ideias. Serão usados debates, brainstorming e atividades práticas como meio de ampliação do entendimento sobre o tema.

  • Debates e discussões em grupo sobre meio ambiente.
  • Técnicas de brainstorming para criação de histórias.
  • Produção coletiva de histórias em quadrinhos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é distribuído ao longo de oito horas, distribuídas em 9.6 aulas de 50 minutos, proporcionando tempo suficiente para planejamento, criação e apresentação das histórias em quadrinhos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2: Discussão sobre problemas ambientais.
  • Aula 3: Planejamento das HQs e criação de personagens.
  • Aula 4: Desenvolvimento da narrativa.
  • Aula 5: Início da ilustração das histórias.
  • Aula 6: Continuação da ilustração.
  • Aula 7: Finalização das HQs.
  • Aula 8: Preparação das apresentações.
  • Aula 9: Apresentação dos trabalhos.
  • Aula 10: Reflexão e avaliação do processo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando-se o desenvolvimento dos alunos durante cada etapa do processo. Serão utilizados critérios como criatividade, coerência das narrativas, colaboração em grupo e clareza na transmissão de mensagens sobre o meio ambiente. O professor poderá registrar suas observações durante as aulas e aplicar uma rubrica específica para avaliar as HQs finais. Exemplos de critérios incluem a originalidade dos personagens, a aderência ao tema ambiental, e a qualidade gráfica das ilustrações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais gráficos e acessórios de papelaria que auxiliam no desenvolvimento criativo das histórias. Ferramentas digitais podem ser utilizadas para a pesquisa de referências visuais e ambientais, bem como técnicas de desenho e narrativa.

  • Papel A3 e A4 para esboçar e finalizar as histórias.
  • Lápis de cor, marcadores e canetinhas para ilustrações.
  • Computadores ou tablets para pesquisa e edição digital.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo