Cultura Africana: Descolonizando Saberes

Desenvolvida por: Sara R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Descolonização da Narrativa e Culturas Africanas

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio vão identificar e discutir a representação das culturas africanas através de análise crítica de vários meios, incluindo textos literários, imagens e filmes. Utilizando a metodologia Roda de Debate, os estudantes serão incentivados a refletir sobre como a dominação colonial influenciou essas narrativas, reconhecendo estereótipos e a verdadeira riqueza e diversidade das culturas africanas. Essa atividade visa aprofundar o entendimento das tradições africanas no contexto contemporâneo, promovendo um espaço de reflexão crítica e diálogo respeitoso.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de criticar e analisar as representações culturais africanas, reconhecendo influências coloniais nestas narrativas. A meta é capacitá-los a desafiar estereótipos, sensibilizando-os para a diversidade e riqueza das tradições africanas. Ao final, espera-se que os estudantes consigam estabelecer conexões com a realidade contemporânea e os direitos humanos.

  • Desenvolver uma compreensão crítica das representações culturais africanas na mídia e na literatura.
  • Identificar e compreender a influência do colonialismo nas narrativas sobre culturas africanas.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural africana.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS504: Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange tópicos fundamentais para uma análise crítica das narrativas africanas. O estudo incluirá uma abordagem profunda sobre as culturas africanas, o impacto do colonialismo sobre essas culturas, assim como uma análise dos estereótipos perpetuados através dessas narrativas. Com tais discussões, os alunos serão estimulados a reconhecer a importância da diversidade cultural e dos direitos humanos.

  • História e riqueza das culturas africanas.
  • Impacto do colonialismo nas narrativas africanas.
  • Identificação e crítica de estereótipos culturais.
  • Análise de textos literários, imagens e filmes sobre culturas africanas.

Metodologia

A metodologia principal desta atividade será a Roda de Debate, uma técnica pedagógica eficaz para promover discussões abertas e reflexivas. A atividade será estruturada para fomentar o pensamento crítico, permitindo que os alunos analisem diversos materiais e discutam suas interpretações com os colegas, reforçando o respeito à diversidade de opiniões e colaborando para uma aprendizagem mais significativa.

  • Roda de Debate para discussão de tópicos e materiais.
  • Análise crítica de textos literários, imagens e filmes.
  • Discussão em grupo para troca de ideias e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos desenvolvam suas análises e debates de forma estruturada. Na primeira aula, a introdução ao tema e a análise dos materiais ocorrerá, enquanto que na segunda aula será reservada para o debate e a conclusão das discussões.

  • Aula 1: Introdução ao tema e análise dos materiais.
  • Aula 2: Debate e conclusão das discussões.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos durante as Rodas de Debate, sua capacidade de análise crítica dos materiais e a habilidade de articular suas ideias de maneira clara e respeitosa. Exemplos de critérios de avaliação incluem a frequência e relevância das contribuições durante os debates, a profundidade da análise dos materiais apresentados e a habilidade de resposta a argumentos de colegas. Será feita uma autoavaliação ao término da atividade para que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e participação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são cuidadosamente selecionados para proporcionar aos alunos uma visão abrangente e rica das culturas africanas e suas representações. Os materiais incluirão textos literários, imagens e filmes que servirão como base para discussão e análise crítica na aula.

  • Textos literários sobre culturas africanas.
  • Imagens e fotografias representativas.
  • Filmes/documentários relacionados ao tema.
  • Materiais de apoio para a facilitação do debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo