Roteiros para a Sustentabilidade

Desenvolvida por: Kleidi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens e suas Tecnologias]
Temática: [Sustentabilidade na COP30]

O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de criar roteiros audiovisuais que integrem temas de sustentabilidade com foco no evento COP30. Os estudantes serão desafiados a trabalhar em grupos, fomentando a colaboração e o compartilhamento de ideias, para elaborar roteiros criativos que informem sobre práticas de preservação ambiental e inovações propostas para a COP30. A atividade incentiva o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, argumentação, criatividade e habilidades de expressão verbal e escrita. Os alunos poderão escolher entre diferentes gêneros midiáticos, como vlog, videoclipe ou podcast, permitindo uma diversidade de abordagens e uma prática mais abrangente das habilidades de roteirização. Após a elaboração, os grupos decidirão qual mídia é mais adequada para seus roteiros e apresentarão suas produções, promovendo o engajamento em práticas autorais e coletivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem fomentar a consciência crítica sobre sustentabilidade, aprimorar habilidades de roteirização e autorais e desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente em um projeto multimídia. Ademais, busca-se que os alunos aperfeiçoem sua capacidade argumentativa ao discutir e formular posicionamentos sobre as práticas sustentáveis a serem abordadas na COP30, além de enriquecer seu repertório cultural e linguístico ao planejar e produzir mídias diversas.

  • Fomentar a consciência crítica sobre sustentabilidade.
  • Aprimorar habilidades de roteirização e práticas autorais.
  • Desenvolver capacidade de trabalho coletivo em projetos multimídia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG303: Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

Conteúdo Programático

O plano de conteúdo desta atividade irá se concentrar no desenvolvimento de roteiros multimídia, integrando aspectos da sustentabilidade e inovações discutidas na COP30. Pretende-se explorar profundamente as características dos diferentes gêneros midiáticos, utilizando-se de exemplos práticos para ilustrar como conteúdos podem ser apresentados de formas variadas.

  • Desenvolvimento de roteiros multimídia.
  • Aspectos de sustentabilidade e COP30.
  • Características de diferentes gêneros midiáticos.

Metodologia

A metodologia aplicada será baseada em um modelo ativo de aprendizagem, onde os alunos serão divididos em grupos para fomentar a colaboração e a troca de ideias. Eles estarão envolvidos em todas as etapas da elaboração dos roteiros, incluindo pesquisa, planejamento, criação e apresentação. A abordagem prática será complementada pelo uso de tecnologias digitais, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.

  • Modelos ativos de aprendizagem.
  • Colaboração em grupos.
  • Uso de tecnologias digitais e criatividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. As aulas serão sequenciais e cada uma visa abordar uma etapa específica do projeto, desde a introdução ao tema até a apresentação das produções finais.

  • Aula 1: Introdução à sustentabilidade e inovações da COP30.
  • Aula 2: Desenvolvimento e planejamento dos roteiros.
  • Aula 3: Apresentação e avaliação das produções.

Avaliação

A avaliação dos alunos se dará através do acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos roteiros, bem como a apresentação final da produção escolhida. Critérios como criatividade, relevância do conteúdo, coerência textual, adequação à mídia escolhida e capacidade de trabalho em grupo serão considerados. Por exemplo, um roteiro que apresenta inovações sustentáveis de forma original e bem estruturada receberá uma avaliação positiva. Além disso, cada estudante será incentivado a autoavaliar sua participação no projeto, promovendo a autorreflexão sobre seu desenvolvimento pessoal ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem uma variedade de ferramentas e materiais que suportam o desenvolvimento multimodal dos roteiros, facilitando o processo de criação e apresentação dos trabalhos. A utilização de equipamentos e softwares específicos possibilitará a prática efetiva das habilidades propostas.

  • Computadores e tablets.
  • Software de edição de vídeo e áudio.
  • Material de pesquisa sobre sustentabilidade e COP30.

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