Podcast Literário

Desenvolvida por: Ivonet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Literatura e Comunicação

A atividade 'Podcast Literário' propõe que os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorem a rica tradição literária brasileira através da produção de um podcast. Os estudantes serão divididos em grupos e cada um escolherá um clássico da literatura brasileira. O processo envolve leitura e pesquisa aprofundada sobre o livro, focando nas características do texto, intenções do autor, contexto histórico e impacto cultural. Discussions sobre as funções da linguagem e técnicas de interpretação de texto são centrais na atividade. Os alunos com deficiência visual serão apoiados através de audiolivros e softwares de leitura de tela, garantindo acessibilidade. No final, os grupos apresentarão seus podcasts para a turma, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação verbal.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem da atividade é promover a habilidade de leitura crítica e interpretação dos textos clássicos da literatura brasileira. Através da análise literária, os alunos serão incentivados a compreender as intenções dos autores e o impacto cultural das obras, além de desenvolverem habilidades comunicativas por meio da produção de podcasts. Esta atividade também visa fomentar a criatividade e colaboração entre os estudantes, enriquecendo o repertório cultural e linguístico de cada um.

  • Desenvolver a capacidade de interpretar e criticar textos literários.
  • Estimular a compreensão sobre a história e cultura brasileira através da literatura.
  • Aprimorar habilidades de comunicação oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP45: Analisar os efeitos de sentido causados pelo texto literário, considerando os elementos que constituem o seu gênero.
  • EM13LGG704: Relacionar as funções da linguagem ao contexto social em que os textos circulam.
  • EM13LP48: Avaliar em textos literários a construção estética e poética, explorando efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Podcast Literário' abrange a análise de clássicos da literatura brasileira e suas intenções expressivas e estilísticas. Os alunos aprofundarão o estudo sobre funções da linguagem e estratégias de interpretação textual, enquanto exploram o impacto cultural das obras selecionadas. Adicionalmente, o processo de criação dos podcasts inclui competências técnicas relacionadas ao uso de tecnologias digitais para produção e edição de áudio.

  • Características dos clássicos da literatura brasileira.
  • Funções da linguagem e interpretação de texto.
  • Impacto cultural e histórico das obras literárias.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade combina estratégias colaborativas com o uso de tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo. Os alunos vão trabalhar em grupos, o que possibilita a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Utilizando audiolivros e softwares de leitura de tela, o plano de ensino contempla também alunos com deficiência visual, assegurando que todos os alunos tenham oportunidade de participar plenamente. A produção de podcasts estimula a reflexão crítica e a criatividade, além de promover uma comunicação clara e eficaz.

  • Trabalho em grupo para discussão e produção.
  • Utilização de audiolivros para acessibilidade.
  • Produção de podcasts utilizando tecnologias digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está previsto para se desenvolver ao longo de 1 hora, de modo a permitir uma exploração integral e aprofundada dos tópicos abordados. O tempo será dividido em duas aulas, cada uma com uma duração de 50 minutos. Durante a primeira aula, será realizada uma introdução ao projeto e à organização dos grupos, com discussões iniciais sobre a obra escolhida. Na segunda aula, os alunos se concentrarão na finalização da pesquisa e gravação do podcast.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e organização dos grupos, discussão inicial sobre as obras escolhidas.
  • Aula 2: Pesquisa aprofundada e gravação do podcast.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três aspectos principais: o conteúdo do podcast, a apresentação oral e a participação individual no grupo. O conteúdo será avaliado quanto à profundidade da análise literária e a compreensão das características e intenções da obra. A apresentação será avaliada pela clareza e adequação da comunicação verbal, enquanto a participação individual será observada ao longo do processo, garantindo que todos os membros do grupo contribuem igualmente. O professor poderá utilizar rubricas detalhadas para cada critério de avaliação, ajudando a assegurar coerência no feedback e promovendo o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade compreendem materiais literários, audiolivros para acessibilidade, e ferramentas tecnológicas para a produção e edição de podcasts. O uso de audiolivros e softwares de leitura de tela é crucial para garantir a inclusão de alunos com deficiência visual. Recursos adicionais incluem gravadores de áudio ou smartphones, computadores para edição e programas de edição de áudio gratuitos ou previamente instalados no laboratório de informática da escola.

  • Classicos da literatura brasileira (livros ou audiolivros).
  • Softwares de leitura de tela para acessibilidade.
  • Ferramentas digitais para gravação e edição de áudio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo