A atividade 'Podcast Literário' propõe que os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorem a rica tradição literária brasileira através da produção de um podcast. Os estudantes serão divididos em grupos e cada um escolherá um clássico da literatura brasileira. O processo envolve leitura e pesquisa aprofundada sobre o livro, focando nas características do texto, intenções do autor, contexto histórico e impacto cultural. Discussions sobre as funções da linguagem e técnicas de interpretação de texto são centrais na atividade. Os alunos com deficiência visual serão apoiados através de audiolivros e softwares de leitura de tela, garantindo acessibilidade. No final, os grupos apresentarão seus podcasts para a turma, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação verbal.
O principal objetivo de aprendizagem da atividade é promover a habilidade de leitura crítica e interpretação dos textos clássicos da literatura brasileira. Através da análise literária, os alunos serão incentivados a compreender as intenções dos autores e o impacto cultural das obras, além de desenvolverem habilidades comunicativas por meio da produção de podcasts. Esta atividade também visa fomentar a criatividade e colaboração entre os estudantes, enriquecendo o repertório cultural e linguístico de cada um.
O conteúdo programático da atividade 'Podcast Literário' abrange a análise de clássicos da literatura brasileira e suas intenções expressivas e estilísticas. Os alunos aprofundarão o estudo sobre funções da linguagem e estratégias de interpretação textual, enquanto exploram o impacto cultural das obras selecionadas. Adicionalmente, o processo de criação dos podcasts inclui competências técnicas relacionadas ao uso de tecnologias digitais para produção e edição de áudio.
A metodologia proposta para esta atividade combina estratégias colaborativas com o uso de tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo. Os alunos vão trabalhar em grupos, o que possibilita a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Utilizando audiolivros e softwares de leitura de tela, o plano de ensino contempla também alunos com deficiência visual, assegurando que todos os alunos tenham oportunidade de participar plenamente. A produção de podcasts estimula a reflexão crítica e a criatividade, além de promover uma comunicação clara e eficaz.
O cronograma da atividade está previsto para se desenvolver ao longo de 1 hora, de modo a permitir uma exploração integral e aprofundada dos tópicos abordados. O tempo será dividido em duas aulas, cada uma com uma duração de 50 minutos. Durante a primeira aula, será realizada uma introdução ao projeto e à organização dos grupos, com discussões iniciais sobre a obra escolhida. Na segunda aula, os alunos se concentrarão na finalização da pesquisa e gravação do podcast.
A avaliação dos alunos será baseada em três aspectos principais: o conteúdo do podcast, a apresentação oral e a participação individual no grupo. O conteúdo será avaliado quanto à profundidade da análise literária e a compreensão das características e intenções da obra. A apresentação será avaliada pela clareza e adequação da comunicação verbal, enquanto a participação individual será observada ao longo do processo, garantindo que todos os membros do grupo contribuem igualmente. O professor poderá utilizar rubricas detalhadas para cada critério de avaliação, ajudando a assegurar coerência no feedback e promovendo o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos necessários para a realização da atividade compreendem materiais literários, audiolivros para acessibilidade, e ferramentas tecnológicas para a produção e edição de podcasts. O uso de audiolivros e softwares de leitura de tela é crucial para garantir a inclusão de alunos com deficiência visual. Recursos adicionais incluem gravadores de áudio ou smartphones, computadores para edição e programas de edição de áudio gratuitos ou previamente instalados no laboratório de informática da escola.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula