Driblando o Poder: Jogo de Simulação Política

Desenvolvida por: Kleber… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Primeiro e Segundo Reinado e as Dinâmicas Políticas

Nesta atividade prática destinada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os estudantes serão divididos em grupos, cada um representando diferentes forças políticas do Primeiro e Segundo Reinado. Durante o jogo de simulação política, cada grupo precisará negociar, formar alianças e tomar decisões estratégicas para manter o equilíbrio de poder e defender seus interesses. O objetivo é proporcionar uma compreensão prática das dinâmicas das disputas políticas e as interações entre os diferentes atores históricos envolvidos. Ao final do jogo, a turma participará de uma discussão coletiva, onde analisaremos as estratégias adotadas e refletiremos sobre as habilidades de negociação e liderança, contextualizando com o período histórico estudado.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver a compreensão crítica dos alunos sobre o período do Primeiro e Segundo Reinado, destacando as habilidades de negociação e liderança atreladas aos contextos históricos. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender as complexidades das relações de poder e as razões por trás de alianças estratégicas, bem como o impacto das decisões políticas na sociedade da época.

  • Compreender as dinâmicas de poder durante o Primeiro e Segundo Reinado.
  • Desenvolver habilidades de negociação e liderança.
  • Analisar o impacto das decisões políticas na sociedade da época.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08HI15: Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
  • EF08HI16: Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
  • EF08HI17: Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui uma análise detalhada das forças políticas em jogo durante o Primeiro e Segundo Reinado, as rebeliões e os movimentos contestatórios surgidos nesse período, além das transformações territoriais ocorridas devido a questões de fronteiras. Os alunos serão introduzidos a uma compreensão mais profunda dos conflitos e alianças que moldaram a história política do Brasil Império.

  • Análise das forças políticas do Primeiro e Segundo Reinado.
  • Rebeliões e movimentos contestatórios ao poder centralizado.
  • Transformações territoriais e questões de fronteira durante o Império.

Metodologia

A metodologia adotada para essa atividade será uma abordagem prática por meio de jogos de simulação que possibilitam uma vivência dinâmica e interativa das disputas de poder histórico. Ao utilizarmos essa estratégia pedagógica, promovemos a aprendizagem ativa, onde os estudantes são protagonistas do processo de ensino, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais de maneira integrada ao conteúdo curricular.

  • Jogo de simulação política.
  • Divisão de grupos representando forças políticas.
  • Discussão coletiva pós-jogo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ocorrer em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução e ao desenvolvimento do jogo de simulação, enquanto a segunda aula focará na análise das estratégias adotadas pelos alunos durante o jogo, seguida por uma discussão reflexiva.

  • Aula 1: Introdução do jogo e atividade prática de simulação política.
  • Aula 2: Análise das estratégias e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base na participação individual e em grupo durante o jogo de simulação. Serão observadas a capacidade de negociação, a eficácia das alianças formadas e a justificativa das decisões estratégicas tomadas por cada grupo. Além disso, a contribuição de cada aluno na discussão coletiva será considerada, incentivando a reflexão crítica sobre o aprendizado do período. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem: clareza de raciocínio, colaboração com o grupo, e a capacidade de relacionar o conteúdo histórico com as estratégias do jogo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais que facilitem o desenvolvimento do jogo de simulação e uma base teórica consistente que auxilie na fase de discussão e análise. Esses materiais são essenciais para criar uma experiência envolvente e educativa, ao mesmo tempo que oferecem suporte para os debates e reflexões propostas.

  • Cartões informativos sobre as forças políticas.
  • Quadro para anotações coletivas.
  • Textos de apoio e documentos históricos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo