Quadrinhos da Turma

Desenvolvida por: Thatia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Tirinhas Inspiradas no Cotidiano Escolar

A atividade 'Quadrinhos da Turma' visa estimular a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Os alunos, individualmente ou em duplas, criarão tirinhas baseadas em situações cotidianas vividas no ambiente escolar. A atividade envolve planejamento e produção das tirinhas, levando em consideração a distribuição gráfica e a escrita correta das palavras, com foco nos fonemas e letras estudadas. Ao final, as tirinhas serão expostas na sala de aula, incentivando o orgulho e a colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados no desenvolvimento da capacidade criativa e na competência linguística dos alunos. A atividade busca reforçar a habilidade de conceber ideias e expressá-las graficamente por meio de tirinhas, promovendo a interação entre texto e imagem. Além disso, é uma oportunidade para revisar conceitos de escrita correta e estruturação textual.

  • Estimular a imaginação e criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de escrita correta de palavras e frases.
  • Incentivar o planejamento e estruturação de narrativas curtas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado no desenvolvimento das competências linguísticas e artísticas dos alunos. A atividade envolve o estudo das características das tirinhas e do gênero textual, bem como a aplicação prática destes conceitos na criação de histórias curtas e divertidas.

  • Características e estrutura das tirinhas.
  • Planejamento e organização de narrativas curtas.
  • Revisão de letras e fonemas estudados.

Metodologia

A metodologia adotada é centrada na aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver tirinhas, explorando tanto habilidades artísticas quanto linguísticas, com a orientação do professor em todas as etapas do processo.

  • Trabalho individual ou em duplas.
  • Pesquisa sobre tirinhas e exemplos inspiradores.
  • Orientação do professor no planejamento e revisão das tirinhas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo que os alunos se concentrem tanto na parte criativa quanto na revisão e finalização das tirinhas. Isso garantirá um processo de aprendizagem completo e eficaz.

  • Aula 1: Introdução à atividade e planejamento das tirinhas.
  • Aula 2: Finalização, revisão e exposição das tirinhas.

Avaliação

A avaliação será tanto formativa quanto somativa. Durante o processo, o professor realizará observações sobre o empenho e a criatividade dos alunos, além de sua capacidade de aplicar os conceitos de escrita aprendidos. Ao final, as tirinhas serão revisadas considerando os seguintes critérios: clareza na comunicação da ideia, correção ortográfica, criatividade e capricho na apresentação gráfica. Exemplos de avaliação podem incluir verificar se os alunos utilizaram corretamente as letras e fonemas estudados e se conseguiram transmitir uma mensagem clara por meio das tirinhas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem materiais simples e acessíveis para permitir que os alunos expressem sua criatividade sem limitações, além de ferramentas para suporte visual que facilitarão a compreensão e execução da atividade.

  • Papel sulfite ou cartolina.
  • Lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.
  • Quadro com exemplos de tirinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo