A atividade 'Passeio Literário Nordestino' convida os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorar a rica tapeçaria cultural e literária do Nordeste brasileiro, através do estudo da terceira geração do Modernismo. Divididos em grupos, os alunos escolherão um autor dessa fase literária e investigarão como a obra do escritor reflete os temas e a ambientação nordestina. Os estudantes criarão painéis interativos que poderão incluir mapas, trechos literários e representações visuais dos costumes e paisagens nordestinas. Estes painéis servirão como base para uma apresentação à turma, onde as técnicas de storytelling serão incorporadas para enriquecer a narrativa e comunicar suas descobertas de maneira envolvente e educativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenvolver nos alunos a capacidade de investigar e apreciar a diversidade cultural representada na literatura, especialmente no contexto nordestino. Além disso, busca-se promover a habilidade dos estudantes em comunicar suas ideias de maneira criativa e estruturada, por meio da elaboração de painéis interativos e do uso de técnicas de storytelling.
O conteúdo programático visa abordar de forma abrangente a terceira fase do Modernismo e sua representação na literatura nordestina, permitindo que os estudantes apreciem a diversidade cultural e histórica da região. Os tópicos discutidos incluem o estudo de autores significativos, análise temática das obras e a representação da cultura nordestina nos textos literários.
A metodologia desta atividade é participativa e centrada no aluno, promovendo o aprendizado colaborativo através do trabalho em grupo. Os alunos utilizarão a pesquisa exploratória para investigar as obras e farão uso criativo de narrativas visuais e orais para apresentar suas conclusões, tornando o aprendizado mais engajador e significativo.
O cronograma desta atividade foi cuidadosamente planejado para otimizar o tempo disponível e garantir que os alunos possam não apenas pesquisar e preparar seus materiais, mas também apresentar suas conclusões de maneira organizada. Com foco em sessões práticas, as duas aulas têm um papel fundamental na estruturação e culminação do trabalho.
A avaliação será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, considerando aspectos como a pesquisa realizada, a criatividade e a qualidade dos painéis, bem como a eficácia na apresentação. Cada grupo será avaliado pela profundidade da análise do autor e dos temas nordestinos, clareza e coesão na apresentação, e a capacidade de engajar o público com uso de storytelling. Exemplos de avaliação incluem a atribuição de notas para a parte escrita (pesquisa) e oral (apresentação), além de feedback qualitativo enfatizando pontos fortes e oportunidades de melhoria.
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