A atividade 'Sala de Aula Invertida: Detetive da Charge' propõe uma ampla investigação sobre charges políticas, conduzida por alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes iniciarão a atividade em casa, realizando pesquisas sobre a famosa 'charge do pastel', bem como outras charges políticas de relevância. A sala de aula será transformada num cenário investigativo, com cada aluno desempenhando o papel de 'detetive da charge'. Em sala, eles deverão compartilhar suas descobertas, focando no desvendamento das camadas de significado, contexto histórico, e figuras de linguagem presentes nas charges. Esta atividade promove a autonomia, o pensamento crítico e o preparado para a leitura crítica dos diversos gêneros textuais, ofertados pelo ambiente escolar e midiático, além de proporcionar o compartilhamento de descobertas em grupo.
O objetivo é desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar charges políticas à luz do contexto histórico e sociocultural, favorecendo a formação de um pensamento crítico e autônomo. A atividade busca promover a identificação de figuras de linguagem e a interpretação de camadas de significado, permitindo que os estudantes reconheçam as múltiplas intenções comunicacionais presentes nas charges.
O conteúdo programático estará focado na identificação e análise de diferentes camadas de significado dentro das charges políticas, bem como no entendimento do contexto histórico em que cada ilustração foi gerada. Serão abordadas técnicas de interpretação textual, com ênfase em linguagens verbais e não verbais, além de figuras de linguagem.
A metodologia empregada será a da sala de aula invertida, promovendo a pesquisa prévia pelos alunos e a atuação de forma ativa durante as aulas. Tal abordagem permitirá que os alunos sejam os protagonistas de seu aprendizado, compartilhando suas descobertas e construindo conhecimento coletivamente.
A atividade está planejada para ser realizada em 19 aulas de 60 minutos, totalizando 19 horas. Cada aula terá uma estrutura específica que guiará os alunos na sua jornada de investigação sobre charges políticas, desde a introdução e pesquisa inicial até as apresentações finais.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação nas discussões, a qualidade das pesquisas realizadas em casa, e a apresentação final em sala de aula. Cada aluno será avaliado individualmente e também no contexto do grupo. Serão observados a habilidade de interpretação, a clareza na exposição das ideias, e a capacidade de relacionar o conteúdo pesquisado com o contexto histórico e figuras de linguagem presentes nas charges. Exemplos de avaliação incluem a análise escrita de uma charge realizada ao final da atividade e feedbacks orais durante as aulas de discussão.
Os recursos necessários para a atividade incluem charges impressas ou em formato digital, acesso a dispositivos eletrônicos com internet para pesquisas, e materiais para apresentação, como cartolinas ou slides.
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