Durante esta atividade, intitulada 'Viagem no Tempo: Brasil República', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão explorar de maneira interativa e crítica os principais eventos e períodos da história do Brasil durante a República, até a metade do século XX. Divididos em grupos, cada um abordará um tema específico analisando os aspectos políticos, econômicos e sociais. O resultado das pesquisas será apresentado através de métodos criativos como teatros ou linhas do tempo interativas. Esta abordagem visa proporcionar uma compreensão profunda e reflexiva das transformações que ocorreram na sociedade brasileira ao longo dos anos, incentivando o pensamento crítico e capacidade de argumentação dos alunos. Ao final das apresentações, será realizado um debate entre os grupos, ampliando assim o seu processo de aprendizagem por meio do compartilhamento de informações e opiniões.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos uma compreensão aprofundada da história republicana do Brasil através de uma metodologia ativa. Ao pesquisar e apresentar diferentes momentos históricos, os estudantes poderão analisar criticamente as transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas ao longo desse período. A atividade busca promover não apenas o conhecimento histórico, mas também habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.
O conteúdo programático desta atividade concentra-se em explorar os principais eventos e períodos históricos da República no Brasil, promovendo uma análise crítica e contextualizada dos acontecimentos. Os alunos estudarão desde a Proclamação da República até eventos significativos da Era Vargas e o fim do Estado Novo, examinando os diversos aspectos que influenciaram a sociedade brasileira. Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e crítica da história do país.
A metodologia aplicada nesta atividade será fundamentada na metodologia ativa, onde os alunos serão protagonistas de seu próprio aprendizado. Assim, os estudantes desempenham um papel central na busca por conhecimento através de pesquisas e apresentações. A dinâmica de trabalho em grupo permite a troca de informações e o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de colaboração. O uso de apresentações criativas, como linhas do tempo interativas ou teatro, visa engajar os alunos e promover uma compreensão mais profunda do conteúdo histórico.
O cronograma da atividade será desenvolvido em duas aulas de 60 minutos, visando atender às diferentes etapas do trabalho com eficiência. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos à proposta da atividade, bem como divididos em grupos para a definição dos temas e início das pesquisas. Na aula seguinte, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos de um debate crítico em sala, permitindo aos estudantes compartilhar suas descobertas e ampliar sua compreensão sobre o tema.
A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e processual, considerando tanto o processo de pesquisa e desenvolvimento das atividades, quanto os produtos finais apresentados por cada grupo. A avaliação será qualitativa e formativa, levando em consideração os seguintes critérios: a qualidade e precisão das informações apresentadas, a capacidade de colaboração e trabalho em equipe demonstrada pelos alunos, a criatividade e clareza nas apresentações, e o envolvimento e argumentação dos estudantes durante o debate final. Como exemplo, um grupo que demonstra uma pesquisa aprofundada e consegue apresentar de maneira lúcida e inovadora com participação ativa no debate, receberá pontuação máxima nos critérios estabelecidos.
Para a realização da atividade, serão utilizados diversos recursos pedagógicos que proporcionarão um suporte adequado aos alunos na execução das tarefas propostas. Estes materiais têm a finalidade de facilitar o processo de pesquisa e criação dos projetos, ao mesmo tempo que incentivam a inovação e criatividade na forma de apresentar as informações sobre o tema estudado.
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