Aventuras no Mundo das Parlendas

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Comunicação
Temática: Parlendas, Trava-línguas e Oralidade

Esta atividade visa mergulhar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no universo lúdico das parlendas. As crianças irão explorar esses textos por meio da leitura, escuta e interpretação, desenvolvendo aspectos de oralidade e comunicação. O objetivo é familiarizá-los com as estruturas linguísticas simples e rimas presentes nas parlendas e trava-línguas, ao mesmo tempo em que incentivamos a criatividade e o trabalho em grupo. Primeiramente, apresentaremos uma variedade de parlendas e trava-línguas para discutir seus significados e usos culturais. Em seguida, dividiremos a turma em grupos, onde cada grupo escolherá uma parlenda para criar uma pequena encenação ou coreografia, promovendo o desenvolvimento da expressão oral. A atividade culminará com apresentações em grupo, incentivando a cooperação e o sentimento de realização coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover o entendimento de textos orais e escritos em formatos lúdicos, como parlendas e trava-línguas. Através do contato com esses textos, as crianças desenvolverão habilidades de leitura e compreensão, além da capacidade de identificar a organização formal dos textos. O uso de atividades práticas, como dramatizações e coreografias, permite que os alunos explorem a fluência verbal e corporal ao mesmo tempo em que consolidam conhecimentos linguísticos básicos e conceitos culturais.

  • Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos orais simples.
  • Familiarizar-se com estruturas de rimas e repetições presentes nas parlendas.
  • Estimular a criatividade e expressão corporal por meio de encenações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração das parlendas e trava-línguas, focando na oralidade e interpretação criativa. Ao trabalhar com esses gêneros textuais, os alunos irão identificar e utilizar estruturas de repetição e rima características, assim como explorar seu valor cultural. A inclusão de atividades orais e teatrais visa estabelecer uma conexão entre o texto e a expressão pessoal, fortalecendo as habilidades comunicativas dos alunos em um ambiente colaborativo.

  • Introdução às parlendas e trava-línguas.
  • Compreensão dos usos culturais e contextuais desses textos.
  • Criação e apresentação de encenações e coreografias.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é baseada na aprendizagem colaborativa e lúdica, envolvendo leitura compartilhada e atividades grupais práticas. A integração de leitura, discussão e performance visa criar um ambiente de aprendizado ativo, onde os alunos possam explorar e expressar suas interpretações pessoais das parlendas. Além disso, o uso de encenações e coreografias promove a associação entre o texto e a linguagem corporal, incentivando a consolidação dos conceitos de forma dinâmica e interativa.

  • Leitura e escuta das parlendas e trava-línguas.
  • Discussão em grupo sobre o significado e contexto dos textos.
  • Criação de encenações ou coreografias em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em uma sequência de aulas que totalizam quatro horas. Cada aula terá uma duração de 50 minutos e irá progredir de forma coordenada para garantir a compreensão e execução eficaz das atividades práticas. As etapas do cronograma foram planejadas para assegurar o desenvolvimento das competências previstas, culminando nas apresentações em grupo, onde cada aluno terá a oportunidade de demonstrar suas aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução às parlendas e leitura compartilhada.
  • Aula 2: Discussão sobre significado e uso das parlendas.
  • Aula 3: Formação de grupos e início da criação das encenações.
  • Aula 4: Finalização das encenações e ensaios.
  • Aula 5: Apresentação em grupo das encenações.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e observará o envolvimento e a colaboração durante as atividades em grupo. Critérios incluem a capacidade de interpretar e criar relações textuais, participação nas discussões, criatividade na encenação e clareza na expressão oral. Por exemplo, durante as apresentações, será avaliado se os alunos conseguem articular as parlendas claramente e demonstrar uma compreensão do texto através do desempenho. Feedbacks individuais serão dados para fomentar o aprimoramento das habilidades apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que propiciem a interação e a performance, como material impresso das parlendas, equipamentos de áudio para reprodução de gravações e espaço adequado para ensaios e apresentações. Esses recursos suportam a atividade ao oferecerem suporte visual e auditivo que enriquece a compreensão dos textos, além de facilitar o processo de dramatização.

  • Folhas impressas com parlendas e trava-línguas.
  • Gravações de áudio das parlendas.
  • Espaço para encena

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo