Correio da Amizade

Desenvolvida por: Maiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão de Sentimentos e Interação Social

A atividade 'Correio da Amizade' tem como propósito desenvolver as habilidades de expressão escrita e de interpretação entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Neste jogo interativo, cada aluno irá escrever uma carta para um colega da turma, utilizando as convenções do gênero carta. As cartas devem expressar sinceridade e gentileza, incentivando a prática de expressar sentimentos de forma escrita. Além de permitir aos alunos explorarem suas habilidades de escrita, a atividade promove um ambiente de empatia e fortalecendo os vínculos interpessoais. As cartas serão entregues de forma anônima e, em seguida, haverá uma dinâmica em que os alunos tentarão adivinhar quem foi o autor da carta que receberam.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados no desenvolvimento de competências essenciais de escrita e leitura, além da promoção da empatia e conexão entre os alunos. Ao final da atividade, espera-se que os alunos aprimorem as habilidades de construção textual, reconhecendo a estrutura e as convenções de cartas pessoais. A atividade se apresenta como uma forma de exercitar a comunicação de sentimentos de forma escrita e a interpretação de textos recebidos, ampliando a visão sobre o real impacto das palavras.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e de construção textual.
  • Promover a alfabetização emocional por meio da escrita.
  • Fortalecer os vínculos interpessoais entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
  • EF03LP13: Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve principalmente a prática da escrita e a utilização das convenções do gênero textual carta. A atividade reforçará o planejamento e a produção textual, vinculando a expressão de sentimentos e opiniões de maneira apropriada ao contexto. Os alunos irão praticar a edição cooperativa de seus trabalhos, considerando o apoio do professor para ilusões mais complexas. Este conteúdo ajudará a desenvolver habilidades de leitura crítica, a partir da interpretação dos textos recebidos, e o uso da escrita colaborativa, promovendo um ambiente de trocas sociais.

  • Estrutura do gênero textual carta.
  • Expressão de sentimentos e opiniões.
  • Prática de escrita colaborativa.

Metodologia

A metodologia adotada para a realização da atividade 'Correio da Amizade' é baseada em métodos de aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão guiados a planejar suas cartas através de atividades de brainstorm e análises de cartas de exemplo. Eles participarão de discussões em grupo para refletir sobre a importância de se comunicar sentimentos de forma adequada. Durante a escrita das cartas, os alunos terão a oportunidade de colaborar, revisando os textos uns dos outros e oferecendo feedbacks construtivos.

  • Análise de cartas de exemplo.
  • Discussões em grupo.
  • Revisão e feedback colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão feitas introduções sobre o gênero textual carta e análises de exemplos. Será também a sessão de planejamento das cartas que os alunos irão escrever. Durante a segunda aula, haverá a revisão dos textos, escrita final das cartas e a dinâmica de entrega e adivinhação dos autores, proporcionando interação e concluiu a atividade com feedbacks.

  • Aula 1: Introdução ao gênero carta e planejamento das cartas.
  • Aula 2: Revisão e escrita final das cartas, seguida pela dinâmica de entrega.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de maneira contínua e integrada ao processo de aprendizagem. Primeiramente, será avaliada a participação na fase de planejamento e discussão em grupo. A capacidade de expressar sentimentos de maneira coerente e estruturada na escrita será um dos principais critérios, bem como o uso correto das convenções do gênero carta. O envolvimento na revisão colaborativa e a receptividade aos feedbacks dos colegas também farão parte dos critérios de avaliação, incentivando o espírito colaborativo. Cada aluno receberá devolutivas individualizadas com base na análise dos textos entregues, destacando pontos fortes e possibilidades de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Diversos materiais serão utilizados para facilitar o desenvolvimento da atividade, os quais incluirão desde suportes físicos tradicionais até recursos mais modernos. As cartas de exemplo disponibilizadas aos alunos fornecerão uma base sólida e direcionada para guiar suas criações. Além disso, os materiais de papelaria como papéis decorativos e canetas coloridas ajudarão a tornar a atividade mais envolvente e estimulante. Os recursos adicionais como vídeos didáticos sobre escrita de cartas irão complementar o entendimento e engajamento dos alunos.

  • Cartas de exemplo
  • Papéis decorativos e canetas coloridas
  • Vídeos didáticos sobre escrita de cartas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo