Rima e Ritmo: O Jogo das Parlendas Cantadas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Exploração de Parlendas e Trava-línguas através da Música

A atividade 'Rima e Ritmo: O Jogo das Parlendas Cantadas' é uma proposta pedagógica inovadora voltada para o 2º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo é explorar a musicalidade, a rima e o ritmo presente nas parlendas e trava-línguas. Através de um jogo online interativo, as crianças são desafiadas a cantar e acompanhar melodias, o que promove não só a diversão, mas também a aprendizagem ativa. A proposta foca em desenvolver a percepção fonológica, melhorando assim a sensibilidade para a sonoridade e a estrutura das palavras. Esse tipo de atividade é crucial para a melhoria das habilidades de leitura e escrita, pois fomenta a consciência fonológica das crianças, essencial para a alfabetização. Além disso, a atividade auxilia no desenvolvimento de competências relacionadas à segmentação de palavras em sílabas, além do uso adequado da pontuação em frases, de maneira lúdica e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam ao desenvolvimento simultâneo das habilidades fonológicas, de leitura e escrita dos alunos. Através do engajamento lúdico-musical, os alunos são incentivados a perceber e reproduzir rimas e aliterações, essenciais para a alfabetização. O jogo também proporciona um ambiente que impulsiona a criatividade e a capacidade de manipular estruturas linguísticas, habilidades essas que são fundamentais na formação de uma base sólida para o aprendizado contínuo.

  • Promover a leitura ativa e a familiarização com o ritmo e musicalidade das palavras.
  • Desenvolver a habilidade de identificação de rimas e aliterações nas cantigas.
  • Incentivar a análise e criação de novas palavras através da segmentação silábica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP09: Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui diversos aspectos das habilidades fonológicas e textuais que são primordiais para os alunos do 2º ano. Trabalhar as parlendas e trava-línguas permite que os alunos aprimorem suas capacidades de percepção rítmica e melódica, além de fortalecer o conhecimento sobre a estrutura e o uso correto da linguagem escrita. A prática que combina música e palavra é um facilitador natural para a fixação desses conteúdos essenciais.

  • Parlendas e trava-línguas como meio de explorar rimas.
  • Identificação de aliterações e suas aplicações.
  • Segmentação silábica para aprimorar a compreensão textual.
  • Uso adequado de pontuação em frases.

Metodologia

A metodologia aplicada baseia-se na pedagogia lúdica e interativa, essencial para a faixa etária do 2º ano do Ensino Fundamental. Ao integrar um jogo online, a atividade garante a motivação e o engajamento das crianças, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa. Este ambiente constitui uma plataforma segura para que os alunos possam experimentar, errar e aprender com esses erros de forma natural e positiva, centralizando o aluno como o protagonista de seu aprendizado.

  • Utilização de jogos online para prática musical.
  • Exploração de atividades interativas para compreensão de rimas.
  • Incentivo à participação ativa e colaborativa entre estudantes.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está prevista para ocorrer em duas sessões de 30 minutos, totalizando 1 hora de prática. A estrutura das aulas foi cuidadosamente planejada para garantir um balanceamento perfeito entre teoria e prática, permitindo que as crianças explorem de forma completa e eficiente os conceitos propostos.

  • Aula 1: Apresentação das parlendas e explicação das rimas e aliterações.
  • Aula 2: Participação no jogo online com desafios musicais e prática coletiva.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através de observação e registro do desempenho durante as atividades. Serão analisados o envolvimento no jogo, a capacidade de identificar rimas e aliterações, bem como a adequação da pontuação ao construir frases. Exemplos de critérios incluem: sucesso na identificação de rimas em frases apresentadas pelo jogo, habilidade em dividir palavras em sílabas ao criar novas palavras, e precisão ao adicionar pontuação correta em frases incompletas durante exercícios de correção. Ao final, um feedback será oferecido ao estudante, reforçando seus pontos fortes e orientando sobre áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem um jogo online que serve como ferramenta principal para a prática musical com parlendas e trava-línguas. Junto com isso, materiais de apoio impresso podem ser usados, permitindo que os professores ofereçam suporte adicional fora do ambiente digital. Esses recursos são essenciais para criar uma experiência educacional integrada, que abrange diferentes formas de interação com o conteúdo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Jogo online específico para parlendas músicais.
  • Materiais impressos complementares para apoio à atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo