Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos para explorar e mapear espaços públicos importantes da cidade onde vivem. Utilizando um mapa em branco da cidade, eles terão a tarefa de sair pela escola com tablets ou câmeras fotografar ou gravar vídeos de locais significativos como praças, escolas e hospitais, enquanto anotam suas funções. Após essa exploração, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma. O objetivo final é construir um mapa colaborativo no quadro da sala de aula, identificando coletivamente as diferentes funções de cada espaço público. Esta experiência prática visa fomentar o conhecimento geográfico dos alunos e a importância dos espaços públicos na sociedade.
Os objetivos de aprendizagem estão centrados em proporcionar aos alunos uma compreensão prática e significativa sobre a organização espacial da cidade e as funções dos espaços públicos. A atividade visa estimular habilidades de observação, análise crítica e colaboração, além de promover o engajamento dos alunos com o ambiente urbano em que estão inseridos. Ao participarem de um levantamento prático, os alunos poderão conectar teoria e prática, compreendendo melhor a geografia local e o papel de cada espaço público no cotidiano da cidade.
O conteúdo programático está orientado para guiar os alunos através da exploração prática do espaço urbano e seu significado. Durante a atividade, os alunos irão adquirir conhecimentos fundamentais sobre mapeamento, identificação de pontos de interesse público e análise das funções sociais dos espaços. Essa vivência permitirá a construção de conhecimentos sólidos sobre geografia urbana.
A metodologia aplicada para esta atividade envolve aprendizagem ativa e prática, que se mostra fundamental no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Ao saírem pela escola para mapear e identificar os espaços públicos, os alunos serão incentivados a observar ativamente e a desenvolver suas habilidades analíticas em um contexto real. A construção do mapa colaborativo permitirá que utilizem suas descobertas de maneira integrada.
O plano é distribuído em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar o ambiente e realizar suas tarefas. O cronograma foi cuidadosamente planejado para garantir que todas as etapas da atividade sejam cumpridas com eficiência.
A avaliação será baseada em múltiplos critérios que incluem a observação da participação ativa dos alunos, a qualidade das anotações e registros elaborados sobre os espaços públicos, e a apresentação feita em sala. Os alunos serão incentivados a argumentar sobre a escolha dos locais mapeados e suas funções, promovendo uma reflexão crítica. Exemplos incluem observar como os alunos discutem entre si para tomar decisões sobre quais espaços mapear, e a clareza e criatividade nas apresentações feitas para a turma.
Os recursos necessários para a atividade englobam materiais tanto tecnológicos quanto tradicionais, todos pensados para facilitar o processo investigativo e a apresentação dos resultados. Serão utilizados equipamentos que permitirão a captura e compartilhamento de imagens e vídeos, essenciais para validar a experiência prática e promover o engajamento dos alunos.
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