A atividade consiste em levar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a explorar o gênero literário das crônicas por meio da análise e produção de textos que espelham o cotidiano. Através da divisão em grupos, cada aluno contribuirá para a escolha de um tema relevante do dia a dia, no intuito de criar narrativas que contemplem as peculiaridades do gênero crônica. Após a elaboração do texto, cada grupo apresentará sua crônica à classe. Esta dinâmica não só estimula a reflexão sobre a capacidade da literatura em representar o cotidiano, como também fortalece habilidades de escrita, expressão oral e crítica literária. Por fim, as crônicas produzidas serão publicadas em uma plataforma escolar ou online, destacando a visão pessoal dos alunos sobre o dia a dia no ambiente escolar. Tal abordagem visa desenvolver um olhar crítico e criativo dos alunos para a própria realidade em que estão inseridos.
A atividade pretende fomentar o exercício crítico e criativo entre os alunos, por meio da escrita de crônicas que retratam o cotidiano. Além de desenvolver habilidades de escrita e expressão, busca-se incentivar a interpretação e apreciação de diferentes perspectivas de uma mesma realidade. Assim, os estudantes são motivados a compreender as nuances das vivências cotidianas, traduzindo-as em textos com uma forte presença de estilo e construção literária pessoal.
O conteúdo programático da atividade integra elementos essenciais do gênero crônica, focalizando em aspectos como tempo, espaço e estilo. Prioriza a análise de textos pré-existentes e a produção autoral, possibilitando que os alunos identifiquem as características estruturais que compõem uma crônica, além de desenvolverem narrativas que expressem suas visões pessoais e culturais do cotidiano.
A metodologia adotada privilegia o aprendizado ativo e colaborativo, onde os alunos são os protagonistas na construção de conhecimento. A divisão em grupos visa ao desenvolvimento de competências sociais e comunicativas, enquanto a análise prévia de crônicas serve como subsídio motivacional e referencial para a produção textual. A discussão em sala permite aos alunos compartilhar perspectivas, aprimorando sua habilidade crítica e argumentativa.
O cronograma da atividade está organizado em duas aulas, cada uma com 60 minutos de duração, abrangendo desde a introdução ao gênero, passando pela análise crítica de textos, até a produção e a apresentação das crônicas. Esse planejamento visa distribuir o tempo de modo eficiente, garantindo a exploração de todas as etapas necessárias para a compreensão e a criação de crônicas.
A avaliação será processual e considerará critérios como envolvimento na discussão e na produção do texto, criatividade e clareza na expressão escrita, além da participação na apresentação. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o seu processo de criação e a considerar feedbacks dos colegas e do professor. Por exemplo, um grupo que demonstra capacidade de se apropriar criticamente das características de uma crônica, transformando-as em uma narrativa envolvente e original, será particularmente valorizado.
A atividade requisita um conjunto de recursos centrado na análise e produção textual, com suporte a materiais que fomentem o imaginário literário dos alunos. Esses recursos contribuem para a criação de um ambiente propício à exploração e expressão das ideias criativas e críticas dos estudantes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula