A atividade 'Jogo do Dominó dos Substantivos' destina-se a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental e tem como principal propósito introduzir e reforçar o conceito de concordância nominal e verbal por meio de um jogo interativo de dominó. As peças do dominó são especialmente confeccionadas com palavras divididas entre substantivos próprios e comuns, obrigando os alunos a pensarem criticamente sobre as características e a classificação dos substantivos enquanto jogam. Durante o jogo, desafios são introduzidos, como transformar substantivos comuns em próprios e vice-versa, proporcionando uma aprendizagem ativa. Esse método lúdico visa melhorar o reconhecimento das regras gramaticais e incentivar o uso correto dos substantivos na produção textual, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e diversificado.
Os Objetivos de Aprendizagem dessa atividade são focados em garantir que os alunos compreendam as regras de concordância mediante a manipulação prática de substantivos no contexto de um jogo. A atividade visa facilitar a internalização dos conceitos gramaticais por meio da prática aplicada, desenvolvendo a capacidade crítica dos alunos ao identificar e classificar diferentes tipos de substantivos.
O Conteúdo Programático aborda a estrutura e classificação dos substantivos, focando na aplicação prática da concordância nominal e verbal durante a atividade de dominó. Compor estas habilidades é fundamental para a fluência gramatical e textual dos alunos, fomentando um domínio mais autônomo da língua escrita.
A Metodologia da aula é baseada na aprendizagem ativa e colaborativa através do uso de jogos de linguagem. O jogo de dominó, ao mesmo tempo que promove a participação ativa dos alunos, cria um ambiente de cooperação e diálogo, essenciais para a construção coletiva do conhecimento gramatical.
O cronograma está dividido em duas etapas de 30 minutos, projetadas para introduzir, executar e concluir a atividade de forma eficaz. Este planejamento permite que todos os alunos participem suficientemente e alcancem os objetivos propostos.
A avaliação dos alunos será realizada durante a atividade, observando a participação individual e em grupo, a capacidade de aplicar as regras gramaticais corretamente, e o cumprimento dos desafios propostos. O professor deve anotar evidências de compreensão por meio de observações diretas e registros no momento da atividade, avaliando a correção das jogadas e transformações de substantivos. Exemplos de avaliação incluem verificar se os alunos conseguem transformar um substantivo comum em próprio corretamente dentro do jogo e testar essa habilidade na produção de uma frase após o jogo.
Os Materiais e Recursos necessários para a realização da atividade incluem um conjunto de peças de dominó adaptado, planeado especificamente com palavras divididas entre substantivos próprios e comuns. Esses recursos devem ser cuidadosamente preparados para garantir a eficácia do aprendizado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula