Roda de Cantigas Encantadas

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Cantigas Populares e Expressão Corporal]

[A atividade 'Roda de Cantigas Encantadas' tem como propósito introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo das cantigas populares de forma lúdica e interativa. Através de uma roda de cantigas, as crianças terão a oportunidade de explorar e vivenciar a cultura popular por meio do canto, enquanto desenvolvem habilidades de oralidade, memorização e colaboração. A atividade começa com uma breve apresentação de cantigas populares, liderada pelo professor, que incentivará os alunos a participarem ativamente cantando e sugerindo movimentos corporais para acompanhar as músicas. Esse momento é essencial para estimular a criatividade e a expressividade dos alunos. Com o auxílio do professor, os alunos também irão registrar as letras das cantigas, trabalhando em equipe, o que reforça a capacidade de interagir cooperativamente. Utilizando metodologias ativas, a atividade não só promove a abrangência dos conhecimentos linguísticos e artísticos, mas também desenvolve habilidades sociais e emocionais por meio do trabalho em grupo e da comunicação assertiva.]

Objetivos de Aprendizagem

[A atividade busca promover uma série de objetivos de aprendizagem nos alunos. Primeiramente, visa desenvolver a oralidade através da prática do canto e da recitação das cantigas. Além disso, tem o intuito de melhorar a memória e a atenção ao fazer com que as crianças memorizem as letras e os movimentos associados às canções. O registro das letras, em colaboração com colegas, estimula a escrita inicial e fortalece a compreensão dos alunos sobre a estrutura textual. A introdução de elementos de expressão corporal serve para ampliar a compreensão dos alunos de que a comunicação pode transcender a fala e envolver gestos e movimentos. O trabalho em equipe é essencial, levando os alunos a engajarem-se em uma prática colaborativa e a respeitarem as contribuições dos colegas no processo de criação e reprodução musical.]

  • [Desenvolver a oralidade e expressão verbal através do canto de cantigas populares

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático da atividade gira em torno do aprendizado e da prática de canções populares brasileiras. Os alunos terão contato com diferentes tipos de cantigas, proporcionando um panorama rico e diversificado do repertório cultural infantil. Além disso, a atividade abordará a construção de textos coletivos, conforme os alunos, juntos com o professor, registram as letras das músicas. Esta prática não só enfatiza a importância da música na formação cultural e cognitiva das crianças, mas também familiariza os alunos com a estrutura textual e o uso criativo das palavras. A inserção de movimentos coreografados dá aos alunos uma compreensão de ritmo, tempo e coordenação motora ampla. Ao final, espera-se que os alunos não somente conheçam novas canções, mas tenham aprimorado habilidades cognitivas e motoras em um ambiente de aprendizado coletivo.]

  • [Introdução às cantigas populares brasileiras

Metodologia

[Para garantir um aprendizado dinâmico e inclusivo, a atividade utilizará as metodologias ativas, que buscam envolver os alunos de maneira participativa no processo de ensino. Por meio da roda de cantigas, as crianças são colocadas no centro do aprendizado, estimulando suas contribuições e ideias quando criam movimentos ou discutem sobre as canções. O professor serve como facilitador, proporcionando orientações enquanto permite que os alunos explorem suas criatividades. A combinação de música com expressão corporal possibilita uma aprendizagem multimodal, beneficiando diferentes tipos de inteligência – musical, linguística, e motora. Assim, ao integrarem o canto com o movimento, os alunos internalizam o conteúdo de uma forma mais aprofundada e significativa. Também será promovido o trabalho em pequenos grupos para que os estudantes percebam a importância de todos para o sucesso coletivo, desenvolvendo a empatia e o respeito mútuo.]

  • [Metodologias ativas com foco na aprendizagem colaborativa

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade será organizado para maximizar o envolvimento dos alunos no tempo disponível, dividindo ela em duas partes de 30 minutos cada, ao longo de uma sessão única de 1 hora. Na primeira parte, os alunos serão guiados em uma introdução às cantigas populares, explorando uma seleção de músicas e cantando em grupo. Durante esta fase, haverá ênfase na escuta ativa e na participação do coro. A segunda parte será mais interativa, com os alunos criando e apresentando movimentos que acompanham as músicas previamente cantadas. Cada grupo de alunos terá a oportunidade de apresentar suas ideias e movimentos, estimulando a colaboração e a criatividade. Ao final, haverá um momento de reflexão e feedback, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências e aprendizado, e o professor reforçará os pontos principais trabalhados na atividade.]

  • [30 minutos iniciais: Introdução às cantigas e canto em grupo

Avaliação

[A avaliação da atividade 'Roda de Cantigas Encantadas' será contínua e ocorrerá através da observação direta dos alunos durante a realização das atividades. Serão considerados como critérios de avaliação a participação ativa nas rodas de cantiga, o envolvimento colaborativo no registro das letras e na criação dos movimentos, além da capacidade de trabalhar em equipe. Será importante observar o entusiasmo e a disposição dos alunos em interagir com os colegas e em contribuir criativamente para o desenvolvimento da atividade. Exemplos específicos incluem o incentivo e apoio dado aos colegas durante as apresentações de movimentos e o respeito às contribuições alheias. Além disso, ao final da atividade, será proposto que os alunos participem de uma autoavaliação simples, onde poderão expressar como se sentiram durante a atividade, que aspectos os interessaram mais, e o que aprenderam sobre trabalhar em conjunto.]

Materiais e ferramentas:

[A atividade requer uma variedade de recursos para apoiar o aprendizado dos alunos de maneira eficaz. O ambiente deve ser propício para promover conforto e liberdade de movimento, como uma sala de aula ampla ou um espaço ao ar livre. Recursos adicionais incluem folhas de papel e lápis para o registro das letras das cantigas, além de equipamentos audiovisuais para tocar as músicas e, se possível, realizar gravações das apresentações para posterior análise e apreciação. Materiais para decoração e adereços simples também podem ser introduzidos para enriquecer o contexto das canções e inspirar a criação de movimentos expressivos. Com esses itens, a atividade se torna não apenas educativa, mas também uma experiência prática e sensorial rica para os alunos.]

  • [Espaço amplo para realização da atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo