Contos em Quadrinhos: Criando Histórias com Imagens

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Transposição de contos para histórias em quadrinhos

A atividade proposta visa envolver os alunos na adaptação de contos conhecidos para o formato de história em quadrinhos. Trabalhando em grupos, os alunos utilizarão tanto habilidades artísticas de desenho quanto aplicativos e softwares específicos para criar suas páginas de quadrinhos. O foco está na transição da narrativa textual para a visual, explorando a estrutura narrativa, a criação de diálogos autênticos, e as expressões dos personagens, além de compreender como a linguagem verbal interage com a linguagem não verbal. A culminação do projeto ocorre com a apresentação das produções para a turma, onde os grupos compartilham seu processo criativo e as escolhas realizadas durante a atividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se no desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos alunos, levando-os a perceber a fluidez entre diferentes formatos de narrativa. Ao transpor um conto para o formato de história em quadrinhos, os alunos exercitam o pensamento crítico e criativo, tomando decisões sobre como traduzir elementos literários para o visual. Este processo também aguça o entendimento sobre a estrutura narrativa, diálogos e a importância das expressões faciais e corporais no estabelecimento de um storytelling coeso. A colaboração em grupo potencializa o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas, essenciais para o aprendizado em equipe.

  • Estimular a interpretação e análise de textos literários.
  • Desenvolver a habilidade de adaptação de obras literárias para diferentes formatos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística através da criação de imagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP28: Criar, em colaboração com colegas, histórias em quadrinhos e outras narrativas visuais.
  • EF89LP47: Analisar e produzir textos, considerando o contexto de produção e recepção, com foco em elementos verbais e não verbais que compõem a comunicação visual nos quadrinhos.
  • EF89LP48: Planejar roteiros de HQs a partir de narrativas literárias, evidenciando a integração entre os diferentes elementos que compõem as narrativas imagéticas e textuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a análise e compreensão de contos literários, destacando elementos como enredo, personagens, e cenário. Os alunos identificarão diálogos e descrições que serão cruciais para a transposição para quadrinhos. O estudo das histórias em quadrinhos abordará a diagramação de páginas, escolha de quadrinhos e balões, e a integração de texto e imagem para uma narrativa visual eficaz. Este conteúdo é fundamental para que os alunos percebam a complexidade e o potencial das narrativas visuais.

  • Análise de contos e suas estruturas narrativas.
  • Planejamento de roteiros para histórias em quadrinhos.
  • Técnicas de diagramação e layout para quadrinhos.
  • Expressões faciais e corporais nos quadrinhos.
  • Utilização de softwares ou aplicativos para criação de quadrinhos.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade será a aprendizagem baseada em projetos, com enfoque na colaboração entre os alunos. A dinâmica em grupo permite o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Atividades práticas guiarão os alunos na transposição de contos para quadrinhos, começando pela escolha do conto e passando pela redação de roteiros até a produção final dos quadrinhos. Ferramentas digitais serão utilizadas para enriquecer o processo criativo, permitindo edições e experimentações nas produções.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Uso de tecnologia para criação de quadrinhos.
  • Discussões em sala para compartilhamento de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em sessões de 50 minutos, somando um total de 120 minutos. Este é um tempo adequado para permitir que os alunos mergulhem no processo criativo, façam ajustes e apresentem seus trabalhos com confiança. O planejamento das aulas está estruturado para cobrir cada etapa do projeto de maneira progressiva e cuidadosa, garantindo o engajamento dos alunos do começo ao fim.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos. Discussão sobre contos e exemplos de histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Escolha do conto e planejamento inicial do roteiro da HQ. Discussão em grupo e esboço das ideias.
  • Aula 3: Produção das páginas de quadrinhos utilizando desenhos e aplicativos. Revisão e ajustes finais.
  • Aula 4: Apresentação dos trabalhos para a turma. Reflexão sobre o processo criativo e feedback dos colegas.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, levando em conta o envolvimento dos alunos durante todo o projeto. Critérios como a capacidade de adaptação do conto, a criatividade na elaboração dos personagens e cenários, o uso eficiente dos diálogos e das expressões nos quadrinhos, e a colaboração em equipe serão observados. Os alunos apresentarão suas histórias em quadrinhos ao final, permitindo que a avaliação também inclua a habilidade de comunicação oral e justificação das suas escolhas criativas. Exemplos de aspectos avaliativos incluem a originalidade do roteiro adaptado, a clareza na transição entre as cenas e a expressividade visual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais artísticos tradicionais, como papéis e lápis de cor, além de tecnologia, como computadores ou tablets com softwares específicos para criação de quadrinhos. Estes recursos são essenciais para proporcionar diferentes maneiras de expressão e permitir experimentações tanto no meio físico quanto digital. A variedade de ferramentas atende às diversas capacidades e interesses dos alunos, incentivando uma abordagem inclusiva e adaptada às necessidades individuais.

  • Papéis, lápis de cor, canetas e borrachas.
  • Computadores ou tablets.
  • Softwares ou aplicativos de criação de quadrinhos, como Pixton ou Storyboard That.
  • Projetor para apresentações finais.

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