Interpretação, Leitura e Substantivos 

Desenvolvida por: Rebeca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Identificação de Substantivos Próprios e Comuns

A atividade 'Balão da Interpretação' visa promover a leitura crítica e a identificação de substantivos próprios e comuns de forma lúdica. Após a leitura compartilhada de um texto em classe, os alunos se organizarão em círculos e receberão balões contendo perguntas ou instruções baseadas no texto. Cada balão encerrará uma questão sobre a identificação de substantivos, obrigando os alunos a estourá-los e a responderem a pergunta alocada em seu balão. A proposta é um método interativo que não só estimula a concentração e a compreensão do texto, mas também proporciona momentos de interação e debate entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são fortalecer a capacidade de leitura crítica, aumentar a familiaridade dos alunos com a identificação de substantivos e fomentar o trabalho em equipe. A atividade encoraja os alunos a pensarem de maneira analítica sobre o texto que leram e a discutirem suas descobertas e insights com os colegas, permitindo um aprendizado colaborativo.

  • Ampliar a capacidade de leitura crítica.
  • Estimular a identificação de substantivos próprios e comuns.
  • Promover o trabalho em equipe e a habilidade de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP13: Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na leitura e compreensão de textos, com ênfase na gramática, especificamente na identificação de substantivos. Encoraja a análise dos diferentes tipos de substantivos dentro de textos conhecidos, permitindo que os alunos aprimorem suas habilidades linguísticas de forma significativa.

  • Leitura compartilhada de textos.
  • Identificação de substantivos próprios.
  • Identificação de substantivos comuns.

Metodologia

A metodologia adotada visa um ensino ativo e centrado no aluno, onde há uma participação ativa através de atividades interpessoais e lúdicas. O uso dos balões como ferramenta didática permite uma exploração diferente da leitura e interpretação textual, destacando-se por seu potencial de envolver profundamente os estudantes.

  • Leitura compartilhada.
  • Dinâmica dos balões.
  • Debate colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está organizado em dois momentos principais, cada um com foco em diferentes aspectos da atividade. Essa divisão permite que o professor guie a compreensão e a reflexão de modo sistemático e progressivo, aumentando a eficácia da aprendizagem.

  • Aula 1: Leitura do texto e início da dinâmica dos balões.
  • Aula 2: Continuação da dinâmica, discussão e fechamento.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de participação na atividade e capacidade de identificar substantivos próprios e comuns corretamente. O professor observará a habilidade de colaboração durante o debate e os insights trazidos pelos estudantes. Exemplo: um aluno que corretamente identifica substantivos próprios nos trechos fornecidos e compartilha sua razão para tal durante a dinâmica será considerado bem-sucedido. A avaliação incluirá também uma reflexão escrita sobre a atividade, onde os alunos listarão substantivos identificados, demonstrando seu aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados são simples, mas eficazes para garantir a fluidez e o envolvimento dos alunos na atividade. Estimulam a participação e ajudam na fixação do conteúdo de forma prática e divertida.

  • Texto previamente selecionado e lido em classe.
  • Balões com perguntas/instruções.
  • Quadro branco para explicações e anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo